Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

VIAJAR DE CARRO NA GRAVIDEZ

image.jpeg

Pois é amanhã vamos fazer uma mini-viagem de carro até à Alemanha, vamos passar a Páscoa com a família, e como estou no último trimestre de gravidez, achei que seria bom partilhar com vocês alguns cuidados a ter.

 

Há grávidas que acreditam que viajar durante o período de gestação, principalmente no último trimestre, pode prejudicar o bebé, e optam por ficar em casa, mas isso não é verdade, a não ser que vá viajar perto da data do parto, em casos de gravidez de risco ou outros casos especiais (nestes casos, o melhor será falar com o médico que está a acompanhar a gravidez).

 

Com alguns cuidados podemos viajar de forma tranquila e segura. 

 

 

CUIDADOS BÁSICOS A TER

Escolha roupas confortáveis para viajar e use sempre o cinto de segurança, é um mito pensar que magoa o bebé, pois em caso de acidente o embate da barriga contra o tablier do carro tem repercussões graves para o bebé, sobretudo no final da gravidez.

 

Se fôr você a dirigir, deixe pelo menos um espaço de 15 centímetros entre a barriga e o volante, o assento deve estar o mais distante possível do volante sem comprometer o acesso dos pés aos pedais. 

 

E nos percursos mais longos, o ideal é fazer uma paragem de uma hora e meia a duas horas para para fazer xixi, esticar as pernas e andar um bocadinho. Ficar sentada por muito tempo em qualquer lugar pode provocar edema dos pés e tornozelos e até cãibras nas pernas, daí que é importante estimular a circulação sanguínea. Recomenda-se ainda a utilização de meias de compressão nas pernas (prescritas pelo seu médico).

 

Não se esqueça de fazer uma boa ingestão hídrica e de comer a cada 3 horas.

 

No caso da gravidez ser de risco, recomenda-se viajar no banco de trás, com o cinto de segurança.

 

 

COMO COLOCAR O CINTO DE SEGURANÇA

image.jpeg

A utlização de cinto de segurança é fundamental quando se vai viajar de carro, e na grávida isto não é excepção, havendo alguns cuidados que se devem seguir:

  • utilizar sempre o cinto no mínimo em três pontos, passando a parte de cima sobre o ombro (tente não se sentar onde o cinto só for de dois pontos, como é o caso do banco do meio de trás);
  • fazer com que a faixa diagonal do cinto passe entre os seios;
  • a faixa do cinto que passa sobre as pernas deve ser posicionada de forma a ficar embaixo da barriga, e nunca sobre ela (porque em caso de acidente o impacto pode afetar a placenta e causar um descolamento da mesma).

 

 

E LEMBRE-SE...

A melhor forma de proteger o bebé é protegendo-se a si mesma, por isso não custa nada seguir as recomendações aqui enunciadas!

 

Bem perto da data do parto, além de não ser recomendado viagens muito longas de carro, a grávida deve deixar de conduzir, mesmo em deslocações curtas do dia-a-dia pois, em caso de acidente, a proximidade do volante e do airbag pode constituir um risco elevado de lesão ou morte da criança. Nessa altura o melhor mesmo será pedir uma boleiazinha...

image.jpeg

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.