UM FERIADO NÃO REMUNERADO!
Hoje é feriado facultativo aqui em França, é a segunda-feira de Pentecostes (em francês, Lundi de Pentecôte), um feriado móvel que acontece 50 dia após a Páscoa e que marca, para os cristãos, o dia em que o discípulos receberam pela primeira vez o Espírito Santo.
E falo em "facultativo" porque ainda hoje esta data gera muita confusão no país desde que o ex-primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin (lei de 30 de Junho de 2004) decidiu transformar este feriado num "dia de solidariedade", ou seja, num dia de trabalho não-remunerado em que o Estado arrecada o dinheiro para financiar gastos adicionais gerados por pessoas incapacitadas ou dependentes.
A iniciativa ocorreu após a onda de calor do Verão de 2003 ter feito 15 mil mortos, aqui em França, na maioria pessoas dependentes e idosos.
E hoje o resultado é este: ninguém sabe ao certo quais os serviços que funcionam ou não... Porque se uns vão trabalhar, há aqueles que não o vão por terem "horas", por ser um dia oferecido pela empresa ou ser um dia de férias. Desde 2005, os franceses nunca viram com bons olhos esta medida, pois consideram-na injusta e insuficiente, sobretudo quando se aplica apenas a quem trabalha.
Nós cá não fomos trabalhar...