Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

TUDO SOBRE: CADEIRA DE ALIMENTAÇÃO

Começamos a pensar em comprar a cadeira de alimentação para o Gui, ainda antes dele ter começado a introdução de alimentos, queríamos que assim que ela fizesse falta esta já estivesse escolhida, ou até comprada.

 

Tínhamos noção que as opções de escolha eram imensas, desconhecíamos as particularidades de cada uma delas, e perante tantas ofertas e funcionalidades diferentes, estávamos confusos sobre o que seria mais importante a ter em conta.

IMG_6165.JPG 

Fizemos uma pesquisa, e verificamos que a utilização da cadeira estava recomendada entre os 6 e os 8 meses, altura em que o bebé se começa a sentar-se bem e sem apoio. E embora as primeiras comidinhas pudessem ser feitas no colo, acabamos por comprá-la antecipadamente... Com isto, habituámos o Gui, desde cedo, a ter um lugar fixo para fazer as suas refeições, e criamos uma certa rotina, rotina esta que foi importante para que ele colaborasse mais e ficasse mais calmo, pois sabia o que esperar sempre que o colocássemos sentado naquele lugar.

 

A cadeira de alimentação é, de facto, um artigo muito importante pois ao estabelecer a rotina da alimentação (o bebé sabe que ao sentar-se nela vai comer) ajuda a que esta nova experiência seja mais fácil.

 

Do meu ponto de vista, está deve ser comprada o mais cedo possível, pois se faz falta, quanto mais cedo começar a utilizar melhor. Além disso, a cadeira deve ser resistente, pois o bebé vai utilizá-la até aos 3 anos de idade (a maioria suporta uma média de 15kg), altura em que já irá conseguir alcançar a mesa, com a ajuda de uma almofada. 

 

É importante ter em conta que a cadeira nunca deve ser utilizada como um lugar de castigo, nem posicionada em frente a uma televisão, o objectivo principal é que esta seja utilizada como um momento agradável em que a família come toda reunida!

 

 

Aspectos a ter em consideração na hora de escolher a cadeira

 

1. Segurança

Este é o item mais importante.

A cadeira deve ser de uma marca conhecida e com credibilidade no mercado. 

Se for uma cadeira alta, não pode haver risco desta virar, se for cadeirinha compacta (aquelas que se colocam nas cadeiras ou nas mesas) esta deve prender com facilidade e ficar bem firme.

Prefira modelos que tenham cintos de segurança, com cinco pontos, pois há bebés mais ativos e destemidos.

Outro detalhe importante é escolher um modelo que tenha aquele apoio entre as pernas, largo e firme, pois os bebés têm tendência a tentar sair por baixo do tabuleiro.

Tenha sempre presente que por mais que a cadeira seja segura, nunca deixe o bebé sozinho na cadeira de alimentação.

 

2. Conforto 

Opte por uma cadeira de alimentação minimamente confortável, pois o bebé vai estar sentado algum tempo para comer, e ninguém gosta de comer desconfortável.

O ideal é escolher um modelo que tenha uma cobertura acolchoada e macia. 

 

2. Espaço

Escolha uma cadeira que se adeque ao espaço que tem em casa. Existem cadeiras que se encaixam nas mesas e que, além de serem são práticas, são seguras e ocupam pouquíssimo espaço.

 

3. Limpeza

Geralmente, as cadeiras de alimentação são fabricadas de maneira a serem fáceis de limpar, de qualquer forma convém certificar-se disso antes de a comprar.

Escolha um modelo que contenha somente peças com material impermeável, se possível, escolha uma em que a bandeja possa ser retirada para limpar. Existem alguns modelos que possuem duas bandejas, uma em cima da outra, e a de cima pode ser retirada para lavar.

 

4. Funcionalidades

Aqui as opções são várias: existem cadeiras compactas e dobráveis que são úteis para quem sai bastante e pretende levar sempre a cadeira, existem outras que podem ser transformadas em cadeiras altas, outras reclináveis, outras com rodas e existem até alguns modelos com músicas e brinquedos (estes dois itens devem ser evitados pois servem apenas para distrair na hora da refeição).

 

 

A cadeira do Gui

Perante as ofertas de mercado, e ponderando tudo o que acima referi, acabamos por comprar uma cadeira que nos agradou imenso pelo seu design e funções:

- cinto de segurança, com cinco pontos, que se torna indispensável numa fase inicial pois o bebé não tem tanto equilíbrio;

- o encosto é reclinável (5 posições), pensei que não ía ser muito útil, mas desde que o Gui começou a brincar com os pés, dá imenso jeito inclinar a cadeira para ele comer mais sossegado;

- regulável em altura (7 posições), adapta-se assim a qualquer mesa;

- cobertura acolchoada, macia e amovível, o que a torna confortável e fácil de lavar;

- apoio para os pés, para dar maior conforto;

- tabuleiro duplo e regulável, bastante prático para lavar;

- apoio entre as pernas, que dá uma maior estabilidade ao Gui;

- com rodas, para que possa ser deslocada com mais facilidade;

- compacta e dobrável;

- transforma-se para acompanhar o crescimento da criança: a partir dos 6 meses, é uma cadeirinha de papa prática e confortável, e aos 12 meses, torna-se numa cadeira para a criança comer à mesa, até aos 3 anos de idade (15kg).

IMG_6158.JPG

Com estas funções todas, o Gui tem assim uma cadeira que o vai acompanhar por muito tempo. Estamos satisfeitos com a nossa escolha! E por aí, qual é a vossa opinião?

9 comentários

Comentar post