Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

TENERIFE

Conhecem um destino turistico que é uma ilha vulcão e tem praias maravilhosas? Pois é, falo de Tenerife, a maior ilha do arquipélago das Canárias, pertencente à Espanha.

 

Mas enganem-se, se pensam que aqui a língua mais falada é o espanhol...  Dá para acreditar?!

 

Quando se chega à ilha rapidamente nos apercebemos que a primeira língua mais utilizada é o alemão, embore também falem o espanhol, claro!

Canarias.gif

Tenerife tem origem vulcânica e o seu relevo é dominado pelo Vulcão El Teíde. É a única ilha das Canárias que possui dois aeroportos internacionais (Tenerife Norte Airport e Tenerife South Airport)  e duas marinas (Puerto de Santa Cruz de Tenerife e Porto de Los Cristianos).

 

O nome da ilha significa "montanha nevada" na língua dos guanches (povo nativo das ilhas Canárias), em referência ao vulcão El Teide, que, no Inverno pode ficar completamente coberto de neve. Apesar de poder nevar no topo mais alto, a ilha é conhecida pela ilha da eterna primavera, pois a temperatura média anual ronda os 21.5ºC, um clima ameno que varia pouco ao longo do ano.

 

mapa de tenerife.gif

Uma ilha caracterizada pelos seus contrastes paisagísticos, sol, praia, montanha, que faz desta um dos destinos mais procurados da Europa.

 

Tenerife é basicamente dividida em duas partes: a zona sul (Playa de las Américas, Los Cristianos..), muito seca, e a zona norte (La Orotava, Puerto de La Cruz, Santa Cruz...) muito verde e húmida. 

 

A norte, devido ao relevo mais acentuado, existem inúmeras lagoas e piscinas naturais, enquanto que a sul, encontram-se as zonas de praia, a maioria de origem vulcânica, que podem ser frequentadas durante todo ano. 

 

A maior parte das cidades possuem centros históricos maravilhosos, onde se pode ver misturados os vários estilos europeus com o estilo original das Canárias.

 

Se estão a pensar ir até lá, saibam que existe uma extensa rede de autocarros (TITSA), modernos, com ar-condicionado e fáceis de utilizar, ideal para se deslocarem e conhecerem a ilha. Outra alternativa é alugar um carro, que não fica nada dispendioso e permite visitar alguns lugares mais remotos e menos visitados.

 

Para quem quiser alargar horizontes, existem ainda barcos regulares e voos que ligam as sete ilhas, o que significa que também poderá aproveitar para conhecer La Gomera, Gran Canaria, La Palma, Lanzarote e El Hierro. 

 

Pessoalmente acho que a ilha tem tanto para conhecer que não vale a pena sair de lá. 

tenerife.jpg

A ilha é tão bonita que dá vontade de voltar! Nós já fomos duas vezes, uma em Agosto de 2010 e outro em Junho de 2014, mas não me importava nada de voltar.

 

Para quem quiser visitar, aconselho a visitar.... 

 

 

PLAYA DE LAS AMÉRICAS

 

 

A primeira vez que fomos a Tenerife, ficamos na Playa de las Américas (em português, Praia das Américas), o principal centro de animação da ilha de Tenerife, um dos locais mais animados das Ilhas Canárias.

 

Situado a oeste do aeroporto na zona sul (Reina Sofía), a cerca de 20 min de autocarro, é um dos sitios mais modernos de Tenerife.

 

A praia possui um areal castanho escuro (tipico das zonas vulcânicas), águas tranquilas e quentes, espreguiçadeiras (a alugar no local) e balneários com chuveiros.

 

Aqui encontra também lojinhas de recordações, restaurantes com esplanada e bares, incluindo o famoso Hard Rock CaféÀ noite, as marginais ganham vida e transformam-se num dos locais mais animados do sul de Tenerife, juntamente com o vizinho Los Cristianos.

 

O lugar ideal para quem pretende diversão dia e noite. Mas não se preocupe, se acha que vai encontrar confusão, engane-se! Nós íamos com essa ideia, mas encontrámos um lugar bastante calmo e seguro.

DSC05243.JPG

DSC05244.JPG

DSC05245.JPG

DSC05246.JPG

DSC05258.JPG

DSC02516.JPG

DSC02517.JPG

Embora nós não tivessemos tido oportunidade de ir, aqui também pode encontrar:

 

- o Siam Park, inaugurado em 2008, é o maior parque temático de atracções aquáticas da Europa. Inspirado nas paisagens tailandesas, foi o primeiro parque aquático amigo do ambiente.

 

- e o Jungle Park, um zoo e um jardim botânico, com 75000 m² de área e mais de 500 animais. Um local onde poderá descobrir o incrível ecossistema formado pela flora e pela fauna de Tenerife.

 

 

  LOS CRISTIANOS

 

Los Cristianos foi o local escolhido quando fomos a Tenerife pela segunda vez, localizado mesmo ao lado da Playa de las Américas, são bastante semelhantes. A única diferença é esta ser mais antiga e rural.

 

As praias são lindas e existe um porto que oferece passeios para mergulho, cruzeiros de lazer, excursões em barcos com fundos transparentes, e ferries até à ilha vizinha de La Gomera. 

 

A praia principal é extensa e possui um areal dourado, águas tranquilas, espreguiçadeiras (a alugar no local) e balneários com chuveiros.

CRISTIANOS PRAIA COMPLETA.JPGCRISTIANOS PRAIA (1).JPG

CRISTIANOS 2014.JPG

CRISTIANOS.JPG

CRISTIANOS IGREJA.JPG

 

 

  EL TEÍDE

 

El Teíde é o vulcão adormecido (a última erupção remonta a 1798) que se situa em Tenerife. Possui uma cratera vulcânica com um diâmetro de 48 km e mede cerca de 3718 metros de altura, sendo por isso o pico mais alto de Espanha e o terceiro maior vulcão do mundo.

 

Se procurarmos a origem do nome, encontramos que “Teíde” é a castelhanização de uma palavra de origem guanche: “Echeyde, que significa inferno. Os indígenas falavam de um deus, “Guayota” que sequestrou o Sol para castigá-los, mas Achamán, o Deus supremo, o senhor do céu, conseguiu derrotá-lo mantendo o malvado no interior do vulcão sagrado.

 

Com o objectivo de proteger a paisagem à volta do vulcão, foi criado em 1954, o Parque Nacional de Teíde, o maior e mais antigo parque das Canárias. Em 2007 foi declarado pela UNESCO como Património da Humanidade, sendo o segundo parque mais visitado do Mundo, no qual vivem espécies animais e vegetais únicas.

 

Viajar até ao parque nacional é uma experiência única, pois à medida que for subindo em direcção ao vulcão, o terreno muda drasticamente e, de repente, surge um cenário lunar. 

 

O parque em si encontra-se a 2000 metros acima do nível do mar e no Inverno pode estar coberto de neve, já que nessa altura as temperaturas costumam ser negativas. Em contrapartida, nos meses de Verão podem ultrapassar os 40 °C, um verdadeiro "tarrafal" (sei bem do que falo!).

 

Para quem quiser contemplar as paisagens aqui encontra um teleférico que vai muito perto do topo do vulcão. O passeio, dura mais ou menos dez minutos, e tem um preço de 26€.

DSC05033.JPG

TEIDE.JPG

DSC05067.JPG

 

 

 ICOD DE LOS VINOS

 

Situado numa encosta a noroeste de Tenerife, demarca-se pelas suas montanhas e pelo mar. Aqui encontra o antiquíssimo e famoso exemplar de Dragoeiro, árvore sagrada das populações guanche de Tenerife.

DSC05085.JPG

DSC05083.JPG

DSC05084.JPG

 

 

GARACHICO

 

É aqui que se situa o Castelo de São Miguel (em espanhol, Castillo de San Miguel) uma torre defensiva que foi construída entre 1575 e 1577 para proteger Garachico de possiveis ataques piratas, pois naquela época Garachico era a capital comercial e o principal porto da ilha. Em 1706 com a erupcção do vulcão, a cidade ficou enterrada e parte da população também, o que acabou com a importância da cidade e tornou a fortaleza um local de turismo.

 

Um local bastante rochoso onde pode apreciar uma paisagem completamente diferente.

DSC05096.JPG

DSC05104.JPG

DSC05105.JPG

DSC05108.JPG

DSC05099.JPG

 

 

BARRANCO DE MASCA

 

Masca é uma das zonas mais pitorescas da ilha e está situada a noroeste. Nesta pequena vila pode ver uma paisagem de "cortar a respiração"... Uma arquitectura tradicional, entre ravinas profundas, intercaladas por vegetação e estradas sinuosas com curvas apertadas, o cenário ideal para quem aprecia a natureza!

DSC05132.JPG

DSC05114.JPG

DSC05130.JPGDSC05111.JPG

DSC05139.JPG

 

 

CANDELARIA

 

Situada a 17 km de Santa Cruz de Tenerife, caracteriza-se pelo seu ambiente marítimo e popular e ao mesmo tempo moderno. A origem vulcânica da ilha transparece nas suas praias de areias negras que constrastam com a vegetação da montanha. 

 

A Basílica da Nossa Senhora da Candelária, padroeira das Ilhas Canárias, é a construcção mais significativa.

DSC05176.JPG

DSC05175.JPG

DSC05174.JPG

 

 

SANTA CRUZ DE TENERIFE 

 

Situada na ponta oriental da ilha de Tenerife, é a capital da ilha.

 

Originalmente uma povoação pesqueira é, hoje, uma cidade próspera e cosmopolita, repleta de locais interessantes para visitar. O posto de turismo, situado no centro da cidade, disponibiliza mapas e outro tipo de informações.

DSC05178.JPG

DSC05182.JPG

DSC05177.JPG

Em Santa Cruz encontra-se a Playa de las Teresitas, uma das poucas praias com areia branca, existentes em toda a ilha.

 

A praia com 1300 metros de comprimentos é artificial, e foi feita em 1973 com areia do deserto do Sara. Encontra-se sob as Montanhas de Anaga, que a protege dos ventos marítimos e possui várias palmeiras, ideal para quem quer estar um pouco à sombra. Uma praia fantástica!

 

Para nós, a melhor praia da ilha da ilha de Tenerife! 

DSC05188.JPG

DSC05189.JPG

DSC05195.JPG

 

 

PUERTO DE LA CRUZ

 

Puerto de la Cruz é o destino de eleição do Norte das Ilhas Canárias. O local ideal para quem procura tranquilidade e cultura.

 

A cidade velha é muito bonita e possui um carácter próprio das Canárias, as praias possuem um areal negro que contrasta com o céu azul da ilha e aqui temos acesso a uma série de lagoas expectaculares!

 

Para quem é fã de animais, aqui encontra o Loro Parque, um parque de aventuras, com animais e incríveis espectáculos de golfinhos, orcas, leões-marinhos e araras, um orquidário, uma “vila tailandesa” e cinco restaurantes. 

DSC05211.JPG

DSC05213.JPG

DSC05215.JPGDSC05212.JPG

DSC05218.JPG

DSC05222.JPG

DSC05226.JPG

DSC05228.JPG

Não vos dá vontade de ir também até lá? 

12 comentários

Comentar post