Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

TÃO IMPORTANTE COMO LAVAR OS DENTES - LAVAGEM NASAL

Aprendemos que devemos lavar a cara e os dentes, diariamente, mas não nos dizem o quanto é importante a lavagem diária do nariz. Devem ser pouquíssimas as pessoas que lavam o nariz diariamente, mas aquelas que o fazem sabem o quanto esta prática é fundamental.

 

Mas afinal, qual é a importância da limpeza do nariz?

O nosso primeiro guardião é o nariz, que desempenha as importantes funções de filtrar, aquecer e umidificar o ar. Mas mais que tudo, tem a missão de nos defender. O nariz filtra as partículas poluentes e os agentes externos, impedindo que entrem em contato com a parte interna do sistema respiratório. O ar que respiramos é sujo, a mudança de temperatura e o tempo mais seco também podem favorecer o aparecimento de infecções, daí ser importante adquirirmos o hábito de lavar o nariz todos os dias de forma a manter as vias respiratórias limpas e hidratadas.

 

Porque é que no Outono/Inverno esta prática torna-se ainda mais importante?

No Outono e no Inverno o risco de termos uma infecção respiratória aumenta, porque as pessoas costumam ficar mais tempo em locais fechados, com pouca circulação de ar, como é o caso das escolas e das creches. Como são muitas crianças a respirar no mesmo ambiente, é comum que existam mais vírus e bactérias no local. Por isso, a limpeza nasal diária possibilita a desobstrução e hidratação dessas vias respiratórias. Se não fôr feita, as secreções ficam paradas nas narinas e isso facilita a permanência e a disseminação de vírus e bactérias, que podem ocasionar doenças respiratórias.

IMG_0321.JPG

Quem deve fazer uma limpeza nasal de forma diária?

A limpeza nasal não é indicada apenas para os os bebés. Ela é benéfica em qualquer idade. No entanto, é especialmente importante nos recém-nascidos e nas crianças mais pequenas porque o bebé respira principalmente através do nariz e não consegue assoar-se sozinho. 

É importante que o nariz do bebé esteja limpo e descongestionado porque isso afeta a forma como o bebé dorme e se alimenta, o seu bem-estar geral e o dos pais.

 

Como fazer a limpeza nasal?

A forma mais fácil e segura de limpar o nariz são os sprays nasais pois são mais funcionais e pensados especialmente para a limpeza nasal.

Quando a criança está com muito expectoração, podemos utilizar uma seringa com soro fisiológico, que ao levar um volume maior de soro, consegue-se uma desobstrução nasal mais fácil. Nesta situação, o bebé ou a criança deve estar sentado ou de pé, com a cabeça levemente inclinada para a frente (esta técnica ficará para ser desenvolvida num próximo post). O importante é utilizar a forma (spray ou seringa) que a criança tolera mais.

É certo que nas primeira vezes pode não parecer fácil. Se no recém-nascido sentimos um bocadinho de receio e aflição, nas crianças maiores é preciso uma maior colaboração por parte destas. Mas quando esta prática vira rotina diária, todas acabam por colaborar no momento da lavagem. 

 

No caso da lavagem nasal com seringa, que quantidade de soro fisiológico devemos usar?
A quantidade deve ser ajustada à idade, à quantidade de secreção e à tolerância ao procedimento. 

As crianças menores, com menos de 1 ano, têm uma superfície nasal em torno de 2 a 3 centímetros cúbicos, o ideal é começar com pequenos volumes de soro fisiológico, como 0,5 a 1 ml em cada narina, e com pouca pressão, e só depois podemos utilizar entre 2 a 3 ml de soro, em cada narina.

Conforme a criança for crescendo, pode-se aumentar a quantidade de soro, entre 5-10ml, em cada narina.

O liquido pode ser deglutido ou sair pela narina, se a criança engolir, não tem nenhum inconveniente.

 

Quantas vezes por dia deve ser feita?

Nas crises, as lavagens devem ser feitas entre quatro a seis vezes do dia. Na prevenção, mesmo sem sintomas clínicos, deve ser feita diariamente duas vezes ao dia: de manhã e à noite. 

 

Importante a Reter...
A partir de agora não se esqueça: coloque um spray de soro fisiológico ao lado da escova de dentes e faça a sua limpeza nasal, e a dos seus filhos, todos os dias!

A lavagem nasal é importantíssima para a prevenção de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, além das rinites alérgicas e não alérgicas. Tem ainda um papel significativo no tratamento das inflamações das vias aéreas superiores e, principalmente, na sua prevenção. Cá em casa faço questão de aplicar esta medida pois sei que os resultados são bastante positivos. E se o Gui no início resmungava, agora já sabe que é tão natural como lavar os dentes... Quanto ao Martin ainda vai dependendo dos dias, mas regra geral aceita bem esta medida!

 

E vocês, costumam lavar o nariz diariamente?