Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

SAÚDE ORAL NO BEBÉ

O aparecimento do primeiro dente é um dos acontecimentos que todos os pais aguardam ansiosamente, nessa altura, é como que o bebé deixa de ser "bebé"... Esse momento tão aguardado deve ser visto como um verdadeiro marco que dará início a outro tipo de cuidados que vão permanecer para a vida toda.

 

De uma forma geral, os primeiros dentes de um bebé aparecem por volta dos seis meses de idade, e apesar desses dentes não serem definitivos, estes são muito importantes, pelo que devem ser tratados com os mesmos cuidados dos dentes permanentes.

 

Quando começar a lavar os dentes no bebé? 

De forma a que o bebé se habitue desde cedo, o ideal é que mesmo antes de aparecerem os primeiros dentes, se crie o hábito de passar uma compressa embebida em água morna sobre a gengiva de manhã e à noite (há bebés em que os primeiros dentes só aparecem por volta de 1 ano de idade, por isso o melhor é não esperar que o primeiro dente apareça).

Assim que o primeiro dente surgir comece então a utilizar uma escova de dentes adaptada.

 

Como escolher a escova de dentes? 

Os dentes e as gengivas do bebé são muito sensíveis, por isso deve-se escolher uma escova macia especialmente desenvolvida para cuidar dos dentes dos bebés. Existem inúmeros modelos de escovas, o importante é que o modelo comprado se adapte ao bebé, caso contrário a tarefa ficará mais complicada.

 

Como incentivar um bebé a lavar os dentes?

A melhor forma de incentivar os bons hábitos de higiéne desde o início é os pais lavarem os dentes à frente do bebé: ao mostrar como se escovam os dentes, a partir de uma certa idade, o bebé vai querer imitar. É óbvio que o bebé não irá aprender de imediato como utilizar a escova correctamente (e a tarefa de fazê-lo autónomamente só irá acontecer por volta dos 6-7anos!), provavelmente só vai querer tricá-la e comer a pasta dentífrica, mas esta fase também é importante, deixe-o brincar um pouco com a escova, e no fim, ajude-o a escovar os dentes.

Se o bebé recusar-se a escovar os dentes, não insista, repita o processo no dia seguinte até que ele se mostre receptivo.

 

Qual a pasta de dentes que devemos escolher? E que quantidade devemos usar?

A pasta de dentes deve ser adaptada à faixa etária do bebé: as pastas dentífricas dos bebés são especiais e têm menos flúor do que as pastas para os adultos (o rótulo deve dizer que existe uma concentração de flúor entre 1100 e 1450 ppm, se tiver uma concentração inferior a 500 ppm, a pasta de dentes não vai proteger das cáries). 

Evite sabores intensos, prefira sabores de frutas (como o morango e a framboesa), e não se preocupe se o bebé engolir a pasta de dentes, em vez de a cuspir, pois é totalmente seguro! 

Lembre-se que estamos a falar de um bebé, por isso a quantidade de pasta a utilizar deve ser mínima, a equivalente a um grão de arroz cru (para os menores de 2 anos).

 

Com que frequência se devem lavar os dentes?

O ideal é que a higiene oral seja incorporada na rotina diária do bebé duas vezes por dia, de manhã e à noite (para os menores de 2 anos), sendo que uma delas deve ser feita depois da última refeição do bebé. 

 

 

Cá em casa foi assim...

O Gui sempre foi muito curioso, tão curioso que desde cedo ele ficava impressionado cada vez que eu ía escovar os dentes... Talvez essa curiosidade se deva ao facto de eu lavar os dentes muitas vezes, por causa do meu aparelho ortodôntico... O facto dele ter presenciado inúmeras vezes este gesto fez com que fosse super fácil a adesão dele a escovar os dentes. Desde o primeiro dia, o Gui delira com o momento em que vamos lavar os dentes, um momento tão simples que não nos deixa indiferente de tão giro que é! 

 

Agora com 10 meses e meio o Gui já tem quase 6 dentinhos, por isso torna-se cada vez mais importante este gesto... Um gesto que irá marcar toda a diferença na sua saúde oral!

IMG_7150.JPG

2 comentários

Comentar post