SAI UMA TARTIFLETTE!
A tartiflette é um prato típico dos alpes franceses, inventado na década de 80, em Haute Savoie na região de Rhône-Alpes, e o seu nome deriva de um dos seus ingredientes, a batata: tartiflâ.
Para a sua sua confecção utiliza-se o queijo Reblochon, um queijo feito à base de leite cru e gordo, ligeiramente salgado... Já dá para imaginar que de light este prato não tem nada... E por ser tão calórico, é normalmente comido num dia de muito frio, servido bem quente e acompanhado de uma salada verde.
Nesta altura, se vier até Paris, facilmente encontrará esta especialidade nos inúmeros chalés de Natal espalhado pela cidade, ou então pode comprar o queijo e fazer em casa, como eu fiz!
O seu nome pode até ser pomposo, mas a receita não traz grandes segredos e é muito simples de a confeccionar...
AQUI FICA A RECEITA...
(para 2 - 3 pessoas)
- 1 kg de batata
- 1 Reblochon
- 1 pacote de crème fraiche à 30% (ou natas)
- 1 cebola fatiada
- 200 g de bacon aos cubos
- 20 cl de vinho branco
- Sal e pimenta a gosto
- Lave as batatas, mas não as descasque. Coloque-as a cozer numa panela com água e sal, durante cerca de 20 minutos.
- Deixe-as arrefecer, descasque e corte-as em rodelas.
- Numa frigideira, a lume brando, coloque o bacon até ficar dourado. Acrescente a cebola e cozinhe até esta ficar macia. Em seguida, junte as batatas.
- Tempere com sal e pimenta, deite o vinho. Deixe cozinhar até que o vinho se evapore e junte o creme fresco, mexendo sempre.
- Despeje tudo numa assadeira e coloque o queijo por cima (o queijo deve ser cortado longitudinalmente e colocado com a "pele" para cima, de forma a que o queijo se funda nas batatas).
- Coloque a assadeira no forno (previamente aquecido a 180ºC) durante cerca de 30 minutos ou até o queijo dourar e ficar borbulhante.
- Sirva quente, acompanhado de uma salada verde.
Para quem é amante de queijo de certeza que vai querer experimentar! Uma verdadeira tentação!