RIQUEWIHR: A CIDADE QUE INSPIROU O FILME "A BELA E O MONSTRO"
Saímos então de Ribeauvillé em direcção a Riquewihr, uma cidadezinha pequenina com cerca de 17,04Km2 e 1212 habitantes (1999). Apesar da dimensão e do número de habitantes, Riquewihr é cidade desde 1320, o que constitui, naturalmente, motivo de forte orgulho para os seus habitantes.
A cidade velha é protegida por muralhas em excelente estado, e possui construções originais dos séculos XV e XVI, entre elas o Dolder, uma torre medieval erigida em 1291 e cujo nome significa topo. O Dolder é um dos edificios mais altos da cidade, e talvez por isso seja umas das imagens mais produzidas da cidade (tal como podemos ver na primeira fotografia).
Na parte histórica da cidade, nenhum carro pode circular, o que se torna mais agradável e seguro para quem visita a cidade com crianças pequenas.
Edificada em meio às plantações de uvas, Riquewihr é famosa pelas suas ruas estreitas e pitorescas, repletas de casas coloridas, com varandas e janelas decoradas de flores frescas, lojas cheias de vinho, restaurantes, lojas de cristal, de toalhas, de artigos de decoração e fábricas “caseiras” dos famosos Macarons... Cada cantinho por onde se passa é um lugar único e especial que não deixa ninguém indiferente...
Uma das lojas mais famosas situa-se na Rue du Cerf, a loja chamada Feerie de Noel dedica-se a vender exclusivamente decorações natalícias o ano inteiro. Em pleno Agosto podemos entrar na loja e comprar um Pai Natal para pendurar na árvore ou um quebra-nozes fardado ou até umas luzes de Natal... Uma loja que mais parece tirada de um conto de fadas!
Depois de explorarmos esta cidade maravilhosa, e porque já começava a ficar noite, rumamos a uma outra cidadezinha chamada Kaysersberg...