PREPARAÇÃO PARA O PARTO
Tal como existe em Portugal, aqui em França também existem os "Cursos de Preparação para o Parto", e embora eles possam ter abordagens diferentes, todos têm o mesmo objectivo: diminuir a ansiedade dos futuros papás, esclarecendo dúvidas, dando a conhecer exercícios e técnicas de relaxamento durante o trabalho de parto e orientando sobre os cuidados com o recém-nascido. E apesar de eu ser enfermeira, e ter algum conhecimento teórico e prático sobre este tema (pois o curso de enfermagem tem uma disciplina teórico-prática de obstetrícia, com estágio em sala de partos e internamento), considero que mesmo estando "por dentro do assunto", nunca é demais frequentar estas aulas, porque quando estamos do "outro lado" as coisas são bem diferentes!
Por isso, assim que me inscrevi na maternidade sabia que teria a possibilidade de frequentar essas aulas, tinha apenas que esperar que chegasse uma carta a casa (por volta do 7º mês de gravidez), e ligar para me inscrever nas aulas que queria frequentar.
A carta chegou a casa na quinta-feira antes da Páscoa, exactamente no dia em que fiz 30 semanas (7 meses), e tive a minha primeira consulta com a enfermeira parteira da maternidade, por isso aproveitei para me inscrever.
Basicamente o curso divide-se em 8 aulas:
- Respiração adaptada à Gravidez e ao Parto
- Parto: como preservar o períneo
- Como gerir as dores das contracções?
- O dia "J"
- O nascimento
- Visita à Sala de Partos
- Aleitamento Maternal e Artificial
- Aula com o Obstetra
As aulas aplicam-se às mamãs e aos papás mas, tal como acontece em Portugal, é complicado gerir o horário de trabalho para que o pai possa estar presente, daí que a maior parte dos cursos acabe por ser frequentado apenas pelas grávidas. A pensar nisso, e porque existem umas aulas mais importantes para os futuros papás, do que outras, a maternidade onde eu me inscrevi propõe que as 3 aulas mais importantes (nº 3, 5 e 6) para o casal, sejam leccionadas ao sábado, uma boa iniciativa que fez com que fosse possível inscrever o meu marido também.
Felizmente, os tempos mudaram e a gravidez/parto deixou de ser uma tarefa exclusiva das mulheres, hoje o pai tem um papel mais activo que torna-se fundamental para este momento tão importante na vida do casal!
Ontem fui à primeira aula, e como era de prever, apenas um pai estava presente, quinta tenho mais uma, e sábado temos a primeira aula de casal de preparação para o parto (aula nº3), confesso que o meu marido anda um bocadinho assustado pois o maior medo que ele tem é não perceber termos técnicos. À conta disto, e para "descomprimir", fartamo-nos de rir cada vez que comecámos a pensar como tudo vai acontecer.
O momento ainda é de grande descontracção, mas à medida que o Dia "J" se aproxima vamos imaginando como irá ser... Tenho a certeza que as aulas vão ser uma peça fundamental para que este processo seja mais tranquilo. Se é uma "aventura" ser mãe/pai de primeira viagem, as coisas ficam muito mais intensas quando o somos longe do nosso país e da nossa família/amigos!