OSTEOPATIA PARA BEBÉS
A osteopatia pediátrica é uma medicina manual, cujo principal objetivo é corrigir alterações músculo-esqueléticas apresentadas no pós-parto ou durante o crescimento do bebé.
O parto é, muitas vezes, o "primeiro traumatismo" do bebé, principalmente se este tiver sido longo, rápido ou instrumentalizado (com fórceps ou ventosas).
É durante o parto que o crânio do bebé vai suportar as contracções uterinas e, ao passar na bacia da mãe vai deformar-se de forma a passar no colo do útero. São estas diferentes pressões, que sendo necessárias e até úteis, por vezes causam algumas deformações.
Normalmente não são lesões graves, nem visíveis, daí não serem facilmente identificáveis aos olhos dos pais. No entanto, podem provocar, à nascença, torcicolos congénitos, problemas do sono ou mesmo alterações no sistema digestivo. Por este motivo, uma grande percentagem do trabalho que o osteopata faz com bebés é ao nível craniano.
COMO FUNCIONA
Numa primeira consulta, o osteopata faz uma entrevista de modo a obter informações sobre como decorreu a gravidez e o parto. A seguir, o bebé é colocado só em fralda e deitado numa marquesa, aí é observado e palpado de maneira a avaliar as alterações que este apresenta para que a seguir possam ser corrigidas numa "espécie de massagens".
Ao contrário das consultas de pediatria, onde o bebé é quase "virado do avesso" para ser avaliado, nas consultas de osteopatia impera a tranquilidade e a suavidade, pelo que, regra geral, o bebé acaba por gostar.
SITUAÇÕES EM QUE PODE AJUDAR OS BEBÉS
- Torcicolo
- Cólicas
- Bolçar excessivo
- Choro prolongado
- Alterações do sono
- Obstipação
- Alterações da tonicidade muscular
- Alterações da forma do crânio
- Hiperactividade
- Otite
- Dificuldades na sucção
- Dificuldade da articulação de alguns sons
- Rinite
- Sinusite
- Alguns tipos de conjuntivite
A PRIMEIRA CONSULTA DO GUI...
Por indicação da médica de família o Gui foi hoje à sua primeira consulta de osteopatia, a médica referiu que ele apresentava muita tensão a nível do pescoço, pelo que recomendou duas sessões.
Pensei que ele não ía gostar nada, até porque "estar parado e deitado" não é nada a "praia dele"... Felizmente passou a sessão bastante sorridente e, de certa forma, cooperativo... Deu para ver que o Gui é um bebé cheio de energia, ficou acordado e super-activo do início ao fim, eu tinha avisado a osteopata mas ela logo viu que o Gui não era daqueles que ía dormir com uma sessão de osteopatia. Se fosse eu, tenho a certeza que adormecia mesmo a meio da sessão... Eh...Eh... Eh...
Daqui, e depois de Ter mamado, seguimos para as compras, pensado eu que ele iria dormir... Estava redondamente enganada! A consulta foi ao meio-dia, mas o Gui só se deixou adormecer às 15:30, quando chegamos a casa... Ainda andou a "lutar com o sono", mas acabou por ser vencido e adormecer por duas longas horas... Acordou porque tinha fome mas depressa tornou a adormecer... Parece que o Gui gostou mesmo desta sessão!