Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

OLHA A PETANCA!

jogo petanca.jpg

Se em Portugal em qualquer tasco vemos pessoas a jogar à Sueca, aqui em qualquer jardim vemos pessoas a jogar à Petanca (em francês, Pétanque).

 

Acho que toda a gente quando chega cá repara nisto... Pelo menos foi das coisas que mais me marcou quando aqui cheguei!

 

De facto, trata-se de um jogo originário daqui, daí o seu nome derive da expressão francesa “pieds tanqués”, que é como quem diz: "pés juntos".

 

O jogo consiste basicamente no lançamento de uma série de bolas metálicas (com um diâmetro compreendido entre 7,05 cm e 8,00 cm e um peso entre 650 gramas a 800 gramas) com o objectivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira chamada de cochonnet (que em português quer dizer "leitão").

petanque.jpg

Pratica-se em equipas com igual número de jogadores, sendo que equipas compostas por 2 pessoas ou em individuais, cada jogador recebe 3 bolas e em equipas de 3, cada jogador recebe duas bolas. 

 

Antes de começar o jogo, é lançada uma moeda ao ar para ver qual a equipa que vai começar. Será esta equipa que vai lançar o cochonnet e irá marcar o ponto de partida traçando um círculo no chão (com 35 a 50 cm de diâmetro) a partir do qual todos os jogadores estarão posicionados, na altura de lançarem as suas bolas. Todos os lances nesta rodada deve ocorrer com ambos os pés dentro deste campo, até que a bola atinja o solo (daí a expressão "pieds tanqués").

tirer ou pointer.png

Os lançamentos podem ser de dois tipos: "pointer" e "tirer", o primeiro consiste na aproximação ao cochonnet, a segunda serve para tentar afastar uma bola de um adversário, acertando-lhe e empurrando-a.

pointer tirer -petanque.jpg

Quando as equipas lançarem todas as bolas, o número de pontos conquistados pela equipa depende do número de bolas (da mesma equipa) que estão mais próximas do cochonnet. Apenas uma equipa ganha pontos em cada rodada. Em caso de empate, ambas as equipas ganham um ponto. A equipa que tinha a bola mais próxima e ganhou a rodada marca uma nova área de jogo e começa a próxima rodada. No final, ganha quem chegar primeiro aos 13 pontos.

 

A Petanca tem a vantagem de ser praticada ao ar livre e não ser um jogo caro, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

 

Por ser considerada mais que um simples jogo, existem Federações para a prática deste desporto... E não é só cá, pois até em Portugal existe uma Federação Nacional que regulamenta este desporto... Coisa que eu desconhecia, pensava eu que só se jogava ao Jogo da Malha (ou Chinquilho) em Portugal. Segundo consta, foi levada para lá na década de 80 pelos emigrantes.

 

Tenho que admitir que até simpatizo com este jogo e é uma vantagem para todos ele estar tão enraizado por aqui... Se atendermos que a maior parte das pessoas que praticam esta modalidade são pessoas reformadas, percebemos o quão benéfico este é, pois ao ser um jogo de grupo, permite socializar com os outros, combatendo a "solidão" das grandes cidades, ao mesmo tempo que obriga as pessoas a sair de casa e estar em contacto com a natureza! 

 

4 comentários

Comentar post