O QUE É O PERCENTIL?
O peso, a altura e o perímetro cefálico do bebé são alguns dos indicadores importantes que indicam se o bebé está a ser bem alimentado e a crescer de forma saúdavel. É claro, que cada bebé desenvolve-se a um ritmo diferente, mas existe uma média (tabela de percentil) que permite avaliar essa curva de crescimento e detetar precocemente se existe algum problema.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu esses percentis para detalhar o crescimento ideal. Os percentis são referências formadas a partir das medidas e do peso de bebés saudáveis para se poder definir uma média, de forma a prever-se quanto deveria crescer o bebé, tendo em relação os outros. Assim, um bebé está na média quando o seu crescimento em altura e em peso encontra-se no percentil 50. Isto não significa que os bebés que se encontram no percentil 3 ou 97 não são normais, o importante é que a curva de crescimento do bebé progrida de forma regular no tempo, ou seja, que não existam descidas ou aumentos repentinos de crescimento, pois se tal acontecer é necessário compreender a causa.
O que significa então quando o bebé está no Percentil 3 do peso?
Quando o bebé se encontra abaixo do percentil 50, concretamente no Percentil 3, não significa que está doente ou que precisa de mudar a alimentação.
Assim, se o médico disser que o bebé está no percentil 3 do peso significa que, comparado com os bebés saudáveis da sua idade e sexo, 97% serão mais pesadas e 3% serão menos pesadas do que ele. Provavelmente trata-se de uma questão genética, ou seja, se os pais forem baixos e magros, existe a possibilidade do bebé também o ser.
Sei que há uma tendência para compararmos os bebé, até os próprios irmãos, mas isto não vai ter qualquer utilidade. Cada bebé é único e vai desenvolver-se de forma diferente. O importante é que essa evolução individual ao longo do tempo apresente uma evolução harmoniosa e equilibrada entre os vários parâmetros avaliados.
Idealmente, a curva de crescimento de cada bebé deverá ser mais ou menos paralela a uma das curvas de percentil. Mas mesmo que não exista esta evolução, tal poderá não ter qualquer significado patológico. O importante para a saúde do bebé é que este tenha um acompanhamento médico contínuo.