Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

O MARTIN FEZ 15 MESES

O Martin completou 15 meses no passado dia 17 de Outubro, mas só hoje é que consegui deixar o registo sobre esse mês... Não fomos a nenhuma consulta, mas sabemos que pesa 11Kg e mede 84cm.

 

Este mês ficou marcado pelo acidente doméstico que o deixou sem os dois dentinhos... Ele nem se lembra mais disso, mas eu confesso que fiquei um bocadinho traumatizada e com o coração bem apertadinho... Tento não pensar muito nisso, mas é impossível porque cada vez que olho para ele lembro-me daquele dia e morro de medo que ele ou o Gui se magoem com alguma queda ou brincadeira...

 

Está cada super teimoso, por isso faz grandes birras e chora, sempre que o contaríamos. Continua a adorar animais, gosta imenso de passear, de dormir e de colinho.

 

Descobriu que é maravilhoso abrir e fechar gavetas, abrir e fechar armários e retirar tudo o que está dentro... 

 

Adora testar os seus limites, por isso começou a trepar para cima de tudo, passa a vida a subir para o sofá, para depois correr e saltar em cima dele; arrasta as cadeiras, sobe para cima delas para subir para cima da mesa, tenta caminhar carregando objectos mais pesados... Adora carregar garrafas de água, e arrastar garrafões de água e o detergente da máquina de lavar roupa... E chega a acreditar que tem força para carregar estes objetos tão pesados... Um verdadeiro perigo!

 

Começou a ter curiosidade em conhecer as partes do corpo humano (olhos, nariz, boca, cabeça...) e consegue identificar alguns quando lhe perguntamos. Apesar de compreender cada vez mais palavras e mais perguntas simples, ainda não começou a dizer mais nada de novo...

 

A imaginação começou a ter um papel importante: brinca com os bonecos dando-lhes vida própria, copia e imita tudo o que vê, quando pega num telefone tenta falar e sempre que está a comer alguma coisa tenta dar-nos de comer também (é muito engraçado pois aproxima a comida à nossa boca, faz "nham nham" e não descansa enquanto a comida não estiver na nossa boca) e é capaz de encontrar coisas que lhe escondemos (porque tem memória)

 

Começou a perceber como se ajustam as coisas, procura empilhar blocos (embora tenha muita dificuldade), adora colocar umas "coisas dentro de outras" e, se o estimulámos consegue recolher os brinquedos que estão espalhados.... Mas tão depressa os arruma como os desarruma logo de seguida, pois não consegue ver as coisas todas arrumadinhas!

 

Em relação à alimentação a grande alteração é ter começado a tentar levar a colher à boca, embora nem sempre acerte, tem também um fascínio por beber água no nosso copo ou directamente na garrafa e adora experimentar tudo o que estivermos a comer. É giro vê-lo a querer tornar-se independente...

 

Com tantas aprendizagens o Martin está cada vez mais crescido e faz questão de mostrar isso, e nós sentimo-nos felizes porque, apesar de tudo, ele cresce muito feliz juntamente com o seu mano Gui!

IMG_20201004_184014_611.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.