Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

MANIAS ESTRANHAS DOS FRANCESES

Emigrantes em Paris

Hoje partilho com vocês uma mania bastante estranha dos franceses que nos chocou quando aqui chegámos, e que talvez a maior parte de vocês não sabe: quase todos os apartamentos / casas francesas têm um WC e uma casa de banho separados! Dito desta forma até não parece anormal, o cúmulo é que no WC (toilette) apenas existe uma sanita e na casa de banho (salle de bain) existe apenas um lavatório, um chuveiro, ou uma banheira, e um local para colocar a máquina de lavar roupa! Bidé, esse nem vê-o, acho que nem sabem para que serve... 

 

À primeira vista, até pode parecer fazer sentido: temos um sítio menos limpo e outro mais limpo, onde lavamos os dentes e tomamos banho... O cúmulo é quando o apartamento tem várias divisões e eles colocam o WC num lado da casa, e a casa de banho na outra ponta mais distante... Já devem estar a imaginar o quanto isto se torna prático na hora de lavar as mãos depois de fazermos as nossas "necessidades fisiológicas"... Abrirmos a porta do WC e percorrermos a casa toda sem lavar as mãos!

 

A explicação histórica parece surgir do final do século 19 e início do século 20 quando as casas de banho eram consideradas um luxo, um privilégio apenas reservado à aristocracia e à alta burguesia. Por isso, e de acordo com essa época, o luxo não era compatível com o mau cheiro, daí a sanita ter sido afastada desse local e colocada no fundo do corredor junto à cozinha onde se encontravam os empregados.

 

Só para terem uma ideia, o apartamento onde vivemos tem as duas divisões completamente serparadas, e foi construído em 2017... Digam lá se já não era tempo de colocarem um lavatório no WC, nem que fosse daqueles que vêm incorporados na sanita...

IMG_1440.JPG

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.