Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

MALDITOS IMPOSTOS!

impots taxes.jpgAinda não vos tinha falado do "assalto" que o Estado Francês nos fez à nossa carteira desde que viemos de férias... Passamos a vida a reclamar dos impostos que se pagam em Portugal, e chegamos aqui e descobrimos que ainda conseguimos ser mais roubados!

 

Este ano pagámos pela primeira vez todos os impostos que tínhamos direito, ou seja, os impostos sobre o salário (ao que eles chamam aqui de "Impôt sur le revenu") e o imposto de habitação (Taxe d'habitation). 

 

 

IMPÔT SUR LE REVENU

impot revenu.jpeg

O Impôt sur le Revenu são nada mais que os impostos que em Portugal nos são descontados todos os meses no nosso ordenado. Eu também não sabia mas aqui os impostos não são descontados no nosso salário todos os meses como em Portugal, apenas a segurança social (uma média de 23% do valor bruto do salário) é descontada todos os meses, daí que no final do ano apanha-se um grande susto quando temos que devolver o valor desse imposto: o equivalente a um salário líquido!

 

 

No primeiro ano que se chega cá, não se paga este imposto, apenas se desconta para a segurança social. O imposto é feito sempre em relação ao ano anterior daí que este ano foi a primeira vez que pagámos, ou seja, chegámos cá em 2013 (não pagámos nesse ano) e pagámos então este ano os impostos relativos aos rendimentos de 2014.

 

No primeiro ano, esse pagamento é feito na totalidade, e nos anos seguintes pode-se dividir em prestações mensais, se bem que existe um projecto para que este desconto passe a ser feito directamente no salário, o que a meu ver é o que faz sentido... Tem algum jeito andarmos enganados o ano inteiro?! Pensámos que ganhámos uma coisa e quando vamos a fazer as contas descobrimos que afinal ganhamos outra! (Espero que essa alteração venha logo de uma vez.)

 

Há sempre a possibilidade de se estar isento deste imposto, mas isso é em situações bastantes particulares: quando os rendimentos estão abaixo de um determinado valor (normalmente o salário mínimo), mas varia sempre em função do número do agregado familiar, se é casado, número de filhos, etc... Uma coisa é do conhecimento geral: quem tem 3 filhos (ou mais) é certo que não paga este imposto. Dá para perceber agora porque é que muita gente tem 3 filhos...

 

Se acabou de se mudar para cá, saiba que mesmo que no primeiro ano não se pague este imposto deve-se preencher a declaração de rendimentos, entre Abril e Maio do ano seguinte. Para isso, basta ir ao centro de impostos (Centre des Finances Publiques) mais perto do local de residência, e levar o comprovativo de residência, bem como as folhas de vencimento, mais tarde receberá em casa o comprovativo de como se está isento. Estranho mesmo é ir prencher a declaração e não receber nenhum comprovativo de como a fizemos, mas na França é mesmo assim... Fazer o quê?! No ano seguinte, temos sempre a opção de fazer a declaração via Internet, que a meu ver é muito mais prática e segura, só temos que confirmar os dados, além de que recebemos um email em como entregamos a declaração e ficámos com uma estimativa do montante de imposto a pagar.

 

 

TAXE D'HABITATION 

taxes foncière et habitation.jpg

Aqui existem dois tipos de imposto relativos à habitação, o imposto de habitação (taxe d'habitation) e o imposto de proprietário (taxe foncière). Pelo facto de se morar numa casa (quer seja alugada ou própria) temos que pagar o imposto de habitação, e para quem é proprietário, além do imposto de habitação, tem ainda que pagar o imposto de proprietário.

 

Este imposto é determinado anualmente e depende da situação em que a pessoa se encontra no 1º de Janeiro do ano fiscal, ou seja, nós nos primeiros dois anos, de Agosto de 2013 até Março de 2014, como morámos numa residência do hospital a título gratuito não pagámos nenhuma destas taxas, só começámos a pagar este ano pois no 1º de Janeiro de 2015 já estávamos no nosso apartamento (mudámo-nos para aqui em Abril de 2014). Daí que mesmo que mudemos de residência a meio do ano, a partir de agora iremos pagar sempre esta taxa, e o valor a pagar será sempre referente à casa onde nos encontrávamos a morar no 1º de Janeiro desse ano. Sim porque este imposto não tem um valor fixo, depende de uma série de factores: do município onde está inserido o apartamento (cada Município fixa uma taxa anual diferente), da localização exacta (se está perto de escolas, do comércio...), do tipo de habitação, da área de habitação, do número de quartos, do número de WC's, se tem elevador, se tem varanda, se tem aquecimento urbano... Quanto melhor estiver situado o apartamento, ou seja, quanto mais perto este estiver de escolas, do comércio, de repartições públicas e afins, e quanto maior este fôr, mais cara será a taxa a pagar. 

 

O valor a pagar pela taxa de habitação é mais ou menos o valor aproximado da renda que se paga por mês, há quem pague um bocadinho mais ou menos, e a juntar a esta soma temos ainda a taxa da televisão (contribution à l'audiovisuel public), cerca de 136€ para patrocinarmos os canais de televisão público.

 

Este imposto tem como objectivo ajudar nos orçamentos dos Municípios na organização dos serviços públicos (escolas, infantários, centros de lazer...), criação de novas vias públicas, entre outros. 

 

 

Perante estes impostos todos, já dá para imaginar qual foi o assalto que o Estado Francês nos fez... Ainda bem que não somos proprietários do apartemento onde morámos se não ainda faltava o "dinheiro de uma renda" para pagar a "taxe foncière".

 

É caso para dizer, chega de Impostos!

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    As Nossas Voltas 30.10.2015 07:57

    É muito dinheiro mesmo!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.