Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

MALA DE MATERNIDADE

mala para a maternidade.jpg

Chegou a hora de começar a fazer as malas para a maternidade... Confesso que ainda não tenho nadinha de nada preparado, o tempo passou tão rápido que de repente vejo-me ainda com uma série de coisas pendentes, mas o melhor disto tudo é que continuo tranquila como se ainda tivessemos muitos meses pela frente!

 

Os "teóricos" dizem que é a partir da 32º semana de gestação que o casal deve começar a preparar as malas para levar para a maternidade, de forma a garantir que, no dia, se leve o essencial para o conforto da mãe e do bebé. 

 

Para a mala, não existe um tamanho ideal, há quem leve 1 mala com a roupa toda junta, da mãe e do bebé, e há quem leve duas malas, de forma a levar as coisas em separado... Eu pessoalmente, pensei em duas malas pois acho que fica bem prático!

 

De forma a facilitar as coisas, o melhor será colocar no topo da mala, em saquinhos individuais, fazendo uma espécie de kit:

- a primeira roupa que o bebé vai vestir (um body de manga comprida, um babygrow, um par de meias, um casaquinho, um gorro, uma fralda descartável e uma gigoteuse);

- e a roupa da mãe que irá utilizar logo após o parto (uma camisa de noite, um par de cuecas, um soutien de amamentação e um penso higiénico).

 

Como normalmente o tempo de internamento é de 3 a 4 dias e, para facilitarmos ainda mais as coisas, pensei em fazer mais uns kits, numerados e identificados com etiquetas, para os outros dias também (2º dia, 3º dia... etc), desta forma a tarefa do papá na hora de procurar a roupa para o bebé será bem mais fácil!

 

 

LISTA DE PRODUTOS A LEVAR PARA A MATERNIDADE

 

mala-bebe-maternidade.jpg

Tal como acontece em Portugal, é a maternidade que fornece a lista de roupa e produtos que é preciso levar, daí que esta lista possa sofrer algumas variações de maternidade para maternidade. No meu caso, foi-me entregue a seguinte lista:

 

PARA O BEBÉ

- 6 Babygrows

- 6 Bodys

- 3 Casacos de Lã/Malha

- 1 Gorro (só pedem 1, mas eu vou levar 3 ou 4)

- 3 Pares de Meias

- 6 Babetes

- 2 Gigoteuses

- 4 Toalhas de Banho com Capucho

- Gel de banho e cabelo

- 1 Termómetro de Banho

- 1 Creme Hidratante para Bebés

- 1 Caixa de Cotonetes para Recém-nascidos

- 1 Pacote de Algodão (para limpar o rabinho do bebé)

- 1 Tubo de "Bepanthene"

- 60 Fraldas descartáveis

- Escova de Cabelo e Pente (não pedem, mas vou levar)

 

 

PARA A MÃE

- 1 Robe de quarto

- 3 Camisas de Noite (com abertura à frente)

- 1 Par de Pantufas

- 1 Gel de Higiéne Íntima

- 12 Cuecas Descartáveis

- Pensos Higiénicos Pós-parto

- Objectos de Higiéne e Conforto (vou levar: chinelos para banho, toalhas de banho, escova para o cabelo, gel de banho, escova e pasta dos dentes, roll-on, champô, batom de cieiro, meias, creme hidratante, produtos de maquilhagem, cinta pós-parto)

- Objectos Pessoais (telemóvel e carregador, máquina fotográfica e carregador) 

- Roupa para o dia da saída da Maternidade 

- 1 Termómetro Digital

 

 

PARA AMAMENTAR

- 2 soutiens de amamentação

- Compressas esterilizadas

- 1 Tubo de pomada "Lansinoh" (creme para mamilos)

- Discos absorventes de leite materno

 

 

DOCUMENTOS

- Livro de Família e Cartão de Identidade dos Pais (aqui em França existe um livro de família que é dado aos casais quando contraem casamento ou quando nasce um filho. No nosso caso, como não temos, apresentamos o certificado do registo civil emitido em Portugal e os cartões de cidadão)

- Folha de Informações Pessoais (uma folha com informçaões do casal que a maternidade entrega na altura da inscrição e que deve ser preenchida, para ser entregue no dia de entrada na maternidade)

- Cartão do Seguro de Saúde (em França é obrigatório ter um Seguro de Saúde)

- Cartão do Grupo Sanguíneo

- Cartão da Segurança Social dos pais + Atestação da Segurança Social dos dois (a chamada Carte Vitale + uma folha que se obtém directamente na Segurança Social ou pela internet)

- Os resultados de todos os exames feitos durante a Gravidez (análises, ecografias...)

 

 

NÃO MENOS IMPORTANTE

(E QUE EU CONSIDERO TAMBÉM FUNDAMENTAL)

Além destes itens, e porque os papás não devem ser esquecidos há que pensar também na mala para ele, sobretudo se este tem a possibilidade de ficar na maternidade também, como é o nosso caso. Lembre-se de colocar também na mala água e snacks e uma lista das pessoas mais importantes a prevenir quando o bebé nascer. 

 

Não será para levar na mala da maternidade, mas é imprescindível também que não se esqueça do Babycoque ("ovo"), para transportar o bebé no dia da saída da maternidade. 

 

Et voilá, é mais ou menos isto que amanhã vamos colocar na nossa "Mala de Maternidade", é claro que haverá produtos que só poderão ser colocados no "dia J", para esses farei uma lista que colocarei dentro da mala para que no dia sejam colocados de forma a não faltar nada!

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    As Nossas Voltas 28.04.2016 00:02

    Sim, um dia podes vir cá tirar umas dicas, vais ver que dão imenso jeito!
  • Comentar:

    CorretorMais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.