LE MANS: CIDADE DE ARTE E HISTÓRIA!
Le Mans foi a última cidade que visitámos, antes de regressar a Paris daquele fim-de-semana, uma cidade situada na região de Pays de la Loire (em português, Vale do Loire).
A região é composta por 5 departamentos: Loire-Atlantique, Mayenne, Maine-et-Loire, Sarthe e Vendée, onde Le Mans faz parte do departamento de Sarthe, na qual é capital.
Uma cidadezinha famosa pela sua maior e mais antiga corrida automobilística do mundo, que sedia, anualmente, em Junho, durante 24 horas, denominada 24 Horas de Le Mans.
Mas a cidade é muito mais que isto... Identificada como a "Cidade de Arte e História", oculta no seu coração uma jóia escondida: a Cité Plantagenêt, um nome atribuído à parte histórica da cidade, em 2003.
São vinte hectares de ruas de paralelepípedos, casas habitadas, com vigas de madeira, hotéis Renascentistas, lojas e restaurantes, abrigadas por uma muralha romana e uma catedral, a Cathédrale Saint-Julien. Um dos lugares preferidos dos cineastas para ilustrar cenas de outrora!
A Cathédrale Saint-Julien é uma catedral românica e gótica, que foi construída entre os séculos XI e XV, sendo uma das maiores da França (134m de comprimento, numa área de 5000m2 ).
Tal como aconteceu em Rennes, como visitámos a cidade num domingo, a grande maioria do comércio e dos monumentos encontravam-se fechados, mesmo assim foi uma surpresa muito agradável visitar esta cidade, no nosso regresso a Paris.
Visitar a parte antiga da cidade foi como fazer uma viagem ao passado!