Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

IMAGENS QUE VALEM POR MIL PALAVRAS

Se há imagens que guardarei para sempre daqui de França são os lindíssimos e perfumados campos amarelinhos de Colza.

À primeira vista, e para quem chega de Portugal, a planta faz lembrar os famosos "grelos", mas enganem-se... 

IMG_20220410_121657

 

Estas plantas existem há mais de 3500 anos e o seu cultivo foi muito importante no norte da França, entre os anos 1750-1850. Foi nessa altura que a França se tornou numa das regiões mais importantes no cultivo de oleaginosas e na fabricação de óleo.

 

Para quem não sabe, as flores aparecem nos campos, geralmente, em Abril e duram várias semanas. Os botões florescem primeiro em cachos, e é então que as abelhas e o vento fazem o seu trabalho: o pólen fertiliza os óvulos das flores da planta ou de outras mais distantes. Uma vez fertilizadas, as flores transformam-se em vagens finas que contêm entre quinze a trinta pequenas sementes esféricas de cor escura: a colza está então pronta para ser colhida.

Os campos de colza são colhidos no final de Junho e Julho e a produção é então processada de acordo com o destino final: fabricação de óleo comestível, biocombustível, alimentação de animais, fabricação de mel entre outros...

 

Outra especificidade do cultivo da colza é muito apreciada pelos agricultores: a planta é uma “planta rotativa”. Isto significa que a colza, que é semeada a partir do final do verão, ocupa o primeiro lugar na rotação de culturas dos agricultores, antes dos cereais, absorvendo nitrogênio no outono e quebrando o ciclo de ervas daninhas e doenças dos cereais. A colza reduz assim a quantidade de fertilizantes e pesticidas.

 

Sempre quis tirar uma fotografia bem no meio de um campo destes... Mas confesso que também nunca pedi ao R. para parar o carro e me tirar uma fotografia no meio de um destes "jardins amarelos"... 

IMG_20220410_121542

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.