Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

GALETTE BRETONNE

Gastronomia Francesa

Para os amantes da gastronomia francesa, hoje decidi partilhar uma receita, típica da Bretanha:  a famosa Galette Bretonne.

A galette assemelha-se muito aos famosos crepes, numa versão salgada. A diferença principal reside na farinha usada para a sua confecção que, neste caso, é a farinha de trigo sarraceno, que lhe dá aquela cor mais escura. A grande diferença e vantagem do trigo sarraceno é que, por não conter glúten é ideal para o consumo de pessoas que apresentam alergia/intolerância ao glúten (celíacos).

 

A galette pode ser acompanhada de diferentes formas: molho béchamel, fiambre e queijo ralado; batatas cozidas aos cubos, queijo raclette, bacon ou fiambre; queijo de cabra, mel e amêndoas, etc, etc, etc... Fica ao gosto de cada um... Eu fiz a mais tradicional de todas, e é essa que partilho aqui com vocês...

 

Para a massa (versão para 4 galettes)

125gr de Farinha de trigo sarraceno

2 Ovos

225 ml de leite morno

1 pitada de Sal

25gr de manteiga derretida

 

Recheio

4 Ovos

Fiambre q.b. 

Queijo q.b.

 

1. Misture a farinha e o sal.

2. Junte os ovos, a manteiga derretida e, lentamente, o leite, mexendo bem. 

3. Deixe repousar 30 minutos.

4. Coloque colheradas da massa, numa frigideira untado com manteiga. Vire o crepe e parta um ovo sobre o mesmo, espalhado a clara pelo crepe. Disponha por cima o fiambre e, por último, o queijo ralado (se preferir, pode temperar ainda com sal e pimenta branca).

5. Assim que a clara estiver cozida, dobre o crepe em direcção ao centro de forma a criar um "quadrado".

6. Sirva acompanhado por uma salada verde.

IMG_20200702_165342_712.jpg

Quem é que já provou esta iguaria francesa?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.