EXTRAIR E CONSERVAR LEITE MATERNO
Quando se está grávida, pouco antes do parto, começamos a sentir transformações no corpo que nos preparam para a grande mudança, e o aumento dos seios é um desses sinais. Mas é quando o bebé nasce que se dá a transformação total...
Numa fase inicial, os seios começam por produzir o colostro, que se transforma mais tarde num leite maduro, por volta das 4 semanas de idade. Nesta fase, muitas mulheres produzem uma grande quantidade de leite, fruto da adaptação do bebé a esta nova realidade. Tal irá continuar a acontecer até que o bebé consiga estabelecer uma rotina alimentar. É preciso estar ciente que a produção de leite é o resultado direto da estimulação das mamas daí a importância de colocar o bebé na mama, numa fase inicial, a pelo menos cada 3 horas.
Quando o leite materno começa a ser produzido numa quantidade superior ao que o bebé precisa é necessário retirar o excesso de leite, manualmente ou de forma mecânica, de forma a que os seios não fiquem demasiado cheios. Na extração manual, como o próprio nome indica, o leite é extraído com a ajuda das mãos. Para começar o processo, é fundamental estar bem relaxada, devendo ser feita após um banho ou aplicando panos mornos à volta da mama. Em seguida, e com as mãos limpas, deve-se massajar os seios, no sentido do peito para a auréola. Por último, segura-se o peito com uma mão e com a ajuda dos dedos da outra mão aperta-se em direção à auréola. Na extracção mecânica utiliza-se uma bomba, que pode ser mecânica ou elétrica.
A extração de leite também pode ser necessária noutras circunstâncias, entre elas:
- para dar leite materno ao recém-nascido quando se está separado dele;
- para aumentar a produção de leite;
- ou para prevenir a congestão mamária.
O leite materno extraído é o melhor alimento para o bebé por isso podemos conservá-lo e utilizá-lo numa altura que nos faça falta. Para essa recolha, existem normas a cumprir para que este conserve todas as suas propriedades, entre ela:
1. Cuidados de higiéne
Lavar sempre as mãos antes e depois da extração do leite e lavar todas as peças da bomba de extração que tenham estado em contacto com o leite ou com a boca do bebé. Todas as peças devem secar completamente e guardadas num saco ou recipiente limpo até à próxima utilização.
2. Escolher o melhor método para conservar leite materno
Se pudermos escolher, o leite materno recém extraído é preferível ao refrigerado e o refrigerado é melhor do que o congelado. Isto acontece porque o leite materno recém extraído tem as melhores propriedades para o combate às bactérias e um teor mais elevado de antioxidantes, vitaminas e gordura do que o leite refrigerado ou congelado.
3. Ter atenção o tempo de conservação do leite materno extraído
Depois do leite materno ser extraído, este pode ser conservado à temperatura ambiente, no frigorífico ou no congelador, dependendo de quando se pretende utilizar. No entanto existem prazos de validade a cumprir.
3.1. Conservação no frigorífico
O leite deve ser colocado no frigorífico tão rapidamente quanto possível depois da extração e deve ser colocado em frascos para leite materno ou em sacos para conservação próprios (que se compram nas farmácias). Podem ser acrescentadas pequenas quantidades de leite extraído ao mesmo recipiente refrigerado, desde que o leite que quer juntar tenha sido previamente arrefecido no frigorífico. Nunca se deve juntar leite à temperatura corporal a leite já arrefecido.
O leite deve ser conservado na zona mais fria do frigorífico – na parte de trás, na prateleira por cima do compartimento dos legumes. Nunca o coloque na porta do frigorífico, onde a temperatura é menos constante.
Pode ser conservado durante 48horas, a uma temperatura de 4°C.
3.2. Conservação no congelador
Deve-se congelar o leite materno tão rapidamente quanto possível depois da extração. Também aqui se pode acrescentar leite extraído a leite materno já congelado, desde que o leite que quer juntar tenha sido previamente arrefecido no frigorífico. Nunca se deve juntar leite à temperatura corporal a leite congelado.
Para evitar desperdício na hora de descongelar, o ideal é conservar o leite em porções pequenas (60 ml no máximo ). Na hora de descongelar, se precisar de uma dose maior é só juntá-las depois de descongeladas.
Os recipientes a utilizar deverão ser adaptados, existem frascos e sacos de conservação que se comercializam para esse efeito.
Não encha os recipientes até cima, 3/4 é o suficiente, pois o leite depois de congelado expande-se.
Conserve o leite na parte de trás do congelador, onde a temperatura é mais constante, mantendo-o afastado das paredes de congeladores com autodescongelação.
No congelador, pode ser conservado durante 4 meses, a uma temperatura de -18°C.
Sempre que refrigerar ou congelar leite materno, deve ser colocada uma etiqueta nos recipientes com a quantidade e a data em que o leite foi extraído, de forma a controlar as validades dos mesmos.
4. Ter atenção a forma como vamos utilizar o leite materno extraído
O leite materno conservado vai separar-se em camadas, ficando a gordura no topo, por isso deve-se agitar suavemente o recipiente de forma a misturar as camadas, antes de alimentar o bebé. Agitar vigorosamente ou abanar pode danificar alguns dos componentes nutricionais e protetores do leite.
Quando o seu bebé se alimenta do leite materno extraído, com um biberão ou um copo, é natural que passem bactérias da boca dele para o leite, por este motivo, é recomendado deitar fora qualquer sobra de leite, uma a duas horas depois.
4.1. Utilizar leite materno congelado
Os bebés saudáveis de termo podem beber leite materno à temperatura ambiente ou aquecido até à temperatura de 37 °C ( temperatura corporal).
Se o leite estiver refrigerado e pretende que fique mais quente, coloque o recipiente numa taça com água a morna durante alguns minutos até estar à temperatura de 37 °C. Se preferir, pode utilizar também um aquecedor de biberões.
O leite materno congelado pode ser descongelado no frigorífico, entre 6 a 12 horas. Em alternativa, pode-se colocar o recipiente onde o leite foi congelado sob água morna corrente, a um máximo de 37 °C (temperatura corporal). Não é aconselhável descongelar o leite materno à temperatura ambiente, num micro-ondas ou em água a ferver.
Depois de completamente descongelado, o leite materno pode ser mantido à temperatura ambiente durante duas horas, no máximo, ou no frigorífico durante até 24 horas.
Com estas informações fica bem mais fácil extrair e conservar o leite materno quando é necessário! Por isso, se tiver alguém que possa estar a precisar de esclarecer algumas dúvidas, partilhe este post, pode ser que esteja a ajudar uma mãe...