Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

DOMAINE DE CHANTILLY

Domaine de Chantilly.jpg

Cada vez que pensámos em França, para a maioria de nós, Paris é a cidade que vem logo à ideia... Mas não é só Paris que tem encanto, existem muitos outros cantinhos aqui que tem a sua magia e que são bem conhecidos por quem acaba por morar aqui.

 

Um destes dias fomos até ao Domaine de Chantilly, uma cidade localizada a norte de Paris, a cerca de 40Km, no departamento do Oise na região da Picardia.

 

A sua principal atracção é o famoso Castelo de Chantilly, um castelo que hoje detém o Museu Condé com as suas coleções de pintura antiga excepcionais (as segundas coleções francesas após o Louvre), bem como uma biblioteca inestimável. Na parte externa, do castelo, existe um jardim extenso desenhado por André Le Nôtre, o mesmo artista que criou os Jardins de Tuileries, do Parc de Sceaux, dPalácio de Versalhes e do Parc de Saint Cloud.

 

A cidade é considerada a Capital do Cavalo na França (Capitale du Cheval), por isso nas proximidades do Castelo existe um imenso hipódromo para a prática deste desporto. 

 

Acabámos por não entrar no castelo, fizemos antes uma visita a pé por toda a cidade, mas mesmo assim deu para ver a grandiosidade deste local...

DSC07200.JPGDSC07196.JPGDSC07197.JPG

DSC07192.JPG

DSC07195.JPGDSC00001.JPGDSC07193.JPG

DSC07203.JPG

DSC07207.JPG

DSC07215.JPG

DSC07211.JPG

Uma curiosidade interessante é que foi exactamente esta região que deu o nome ao famoso creme Chantilly, no século XVIII. Fritz Carl Vatel (1635-1671) descobriu que o leite da região de Chantilly era mais gorduroso, e passou a transformá-lo numa pasta vaporosa e densa originando o creme de Chantilly. O creme teve tanto sucesso junto da corte francesa, que os senhores da casa palaciana de Chantilly deram ao creme o nome do seu castelo.

 

Para quem quiser visitar um local diferente, aqui fica uma bela sugestão!

 

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

4 comentários

Comentar post