Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

CORONAVÍRUS EM FRANÇA

Coronavirus-Covid-dessins-blagues-rire-sourire-ach

E ao fim de 52 dias, e a 4 dias do desconfinamento, consegui comprar as nossas primeiras máscaras: uma dúzia de máscaras descartáveis (cirúrgicas) paguei, precisamente, 9.40€!!!!

E diz a farmacêutica com um ar de espanto: "As reutilizáveis  foram logo vendidas, já só tenho algumas caixas destas... As máscaras chegaram hoje e já estão quase a acabar, vendeu-se imenso!!! 

Eu cá achei perfeitamente normal... Foi a primeira vez que encontrei máscaras disponíveis! 

 

A verdade é que hoje o governo francês confirmou que, no próximo dia 11, as medidas de isolamento social obrigatório serão então levantadas... E se para a maioria do país o panorama é verde, aqui na zona de Paris (concretamente na Ilê de France), e em mais quatro departamentos (Hauts de France, Grand Est e Bourgogne Franche-Comté), o panorama continua vermelho...

IMG_1007.JPG

Dizem eles que as pessoas que vivem nas zonas vermelhas têm que ter cuidados redobrados pois o risco de contágio ainda é grande... O que é certo é que as escolas primárias, as creches e os infantários podem abrir em qualquer zona, tudo depende da organização da Câmara Municipal...

A única diferença é que nas zonas vermelhas as crianças com mais de 11 anos não voltam para a escola, os parques/jardins permanecerão fechados e haverão regras mais rígidas nos transportes públicos. O uso de máscaras vai ser obrigatório nos transportes públicos, para passageiros a partir dos 11 anos, e no caso de incumprimento a multa será de 135 euros. 

Os centros comerciais com mais de 40 mil metros quadrados vão reabrir, excepto na região parisiense.

Deixa de ser necessário fazer a tal atestação para justificar a saída de casa, passando a ser obrigatória para viagens de mais de 100 km. Além disso, as fronteiras com os países europeus vão permanecer encerradas até, pelo menos, dia 15 de Junho.

Temo que vamos ficar mais tempo que o previsto na zona vermelha porque as pessoas continuam a não respeitar as medidas obrigatórias... E se as pessoas não cumprem as medidas nem com multas, a partir do dia 11 vai ser bem pior...

Nós cá vamos continuar o isolamento social, o Gui ainda nem sabemos se a escolinha abre... De qualquer forma, como estou em casa e a ida à escola vai ser voluntária, ele ficará comigo e com o Martin... O R. ainda não sabe quando vai recomeçar a trabalhar...

Resta-nos aguardar pelo final do mês para ver o resultado destas medidas... O nosso maior desejo é que as coisas voltem a ser como antes, o mais rapidamente possível!

2 comentários

Comentar post