Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

COMO PREPARAR UM QUARTO PARA O BEBÉ

Preparar um quarto para um recém-nascido pode ser uma experiência divertida e recompensadora, mas igualmente cansativa e maçadora, principalmente se não souber por onde começar.

Existem vários elementos na decoração que são absolutamente essenciais, tais como o berço e um sítio onde o bebé possa ser alimentado. De modo a poder ajudar, sobretudo os pais de primeira viagem, achei que seria pertinente escrever um post com alguns pontos de partida e dicas para começar a arrumar e decorar o “novo” quarto.

 

A disposição da mobília é essencial

Para começar, o ideal será desenhar uma planta do quarto, arquitectando a maneira como os móveis estarão dispostos no quarto. Aqui é importante que tenha vários cuidados extra: não deixe o berço perto da janela ou das cortinas para evitar as correntes de ar e o mais longe possível de focos de electricidade.

IMG_20190701_161711_766.jpg

O armário para guardar as fraldas deve ser colocado perto do berço, por questões práticas. Igualmente perto deve estar um sofá ou uma cadeira confortável, de preferência junto a uma janela, para que possa embalar e alimentar o bebé. Pense bem qual a peça que escolhe, pois vai ser um lugar onde passará muito tempo durante os primeiros meses de vida do bebé.

 

O roupeiro deve estar sempre presente

Pode optar por adquirir ou pedir um roupeiro de bebé à medida a profissionais experientes. Se a ideia for ter mobília a longo prazo e se o quarto do bebé for para quando crescer, o ideal será mandar fazer um roupeiro embutido ou um closet mais neutro.

 

Roupa de cama: a segurança em primeiro lugar

Os cobertores, as mantas, as colchas, os lençóis e as almofadas estão contra-indicados pelo risco de asfixia, o bebé pode movimentar-se, cobrir o rosto e asfixiar!

O ideal é usar um saco de dormir, desta forma o bebé vai ficar coberto à noite inteira, sem o risco de sufocar, permitindo que os pais e o bebé tenham um sono mais tranquilo.

IMG_20190701_161748_060.jpg

Existem com ou sem mangas, em tecido mais quente ou mais fresco, de acordo com a estação do ano que se pretende utilizar, e em vários tamanhos (normalmente dos 0 aos 24 meses). O ideal é ter pelo menos dois sacos de dormir, pois permite alternar quando o bebé acorda molhado, ou quando o coloca para lavar. Utiliza-se quando o bebé dorme no berço ou na alcofa.

Aqui em França é OBRIGATÓRIO, desde que o bebé nasce até aos 18 meses.

Para proteger o colchão, opte por um lençol de berço, sem bordados, com elástico e feito de 100% de algodão, uma vez que este material é altamente respirável, ajudando na circulação do ar, o que fará com que o sono do bebé seja muito mais confortável e tranquilo.

 

Escolher a cor ideal e harmoniosa

Aposte em cores claras que transmitem um ambiente tranquilo, confortável e harmonioso. As paredes devem ter um tom claro, assim como a roupa do berço. No entanto, pode dar um pouco de vida e alegria ao quarto, estimulando ligeiramente (para não excitar em demasia) as sensações do bebé através das cores utilizadas.

Para dar este toque, o ideal é utilizar alguns elementos coloridosque chamem a atenção para o detalhe e dar um ar vibrante ao quarto do bebé. Ainda assim, o melhor é não abusar destes elementos para não estimular a excitação.

Lembre-se que os bebés passam muito tempo deitados de barriga para cima... Assim sendo, porque não pintar o tecto com algum mural, pinturas harmoniosas, ou um jogo de animais, que estimulem o cérebro do bebé?

 

Atenção aos pequenos detalhes

É de primordial importância que o quarto esteja sempre limpo e arrumado, por uma questão de saúde e protecção de possíveis alergias. Como tal, as roupas do bebé devem estar bem arrumadas e de fácil acesso, bem como todos os brinquedos e outros acessórios.

IMG_20190701_161848_835.jpg

Outra acção absolutamente essencial passa por fazer todas as reparações necessárias para adaptar o quarto com toda a segurança e conforto que bebé necessita. Não se esqueça de tapar as tomadas eléctricas e colocar redes protectoras e, caso tenha receio de mexer, peça ajuda a um electricista.

Certifique-se que o berço está bem montado, sem parafusos soltos ou elementos que possam magoar a criança, bem como o resto da mobília presente no quarto e outras divisões da casa. Não coloque objectos pendurados e arranje protectores para as portas.

Siga estas dicas e terá o sítio perfeito para o bebé crescer feliz e em segurança!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.