Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

COMIDA ENLATADA?!

IMG_5294.JPG

No próximo domingo o Gui completa 5 mesinhos, por isso hoje tivemos a consulta mensal, com o Pediatra. A novidade foi a indicação dada para a introdução de legumes na sua alimentação, o que fará com que a sua dieta deixe de ser exclusivamente leite materno.

 

Até aqui tudo normal, pensei que iria começar este tipo de alimentos quando fizesse 6 meses, mas o pediatra disse que a altura ideal era agora, e eu não me opus a esta ideia...

 

Aconselhou-me a começar com um legume de cada vez e só ao fim de 3 dias mudar de legume para ver quais os alimentos que ele tolera ou tem tendência para reagir. No caso de não haver nenhum problema, começar a juntar aos poucos os legumes. Recomendou, ainda, que esta refeição fosse feita uma vez por dia, à hora do almoço, até completar seis meses, altura em que terá a próxima consulta e iniciará a fruta.

 

Tudo isto até poderia parecer normal, se o Pediatra não tivesse começado por dizer: "Conhece aqueles boiões de legumes que existem nos supermercados, na seccção dos produtos para bebés?! Compra só os de legumes e vai variando de sabor, e daqui a um mês vai começar com a fruta!". 

 

Fiquei incrédula com o que estava a ouvir, um médico a dar este tipo de indicações a uma mãe de primeira viagem? Que raio de educação para a saúde é esta? E a alimentação saudável, com legumes frescos, será que caiu em desuso? Mas agora os bebés só comem boiões de comida pré-cozinhada?! Em nenhum momento ele mencionou legumes frescos, limitou-se a falar nos boiões de legumes... Confesso que ouvi, e nem comentei... Devia ter contestado, mas não o fiz... Limitei-me a ouvir, e saí de lá com um certo "medo" de que a realidade aqui seja realmente a introdução de "alimentos enlatados"!!! 

 

Não é que eu considere que estes boiões de legumes, e afins, sejam nocivos, mas têem que concordar comigo que não devem ser a primeira escolha para se alimentar um bebé.

 

Amanhã vamos comprar uns legumes fresquinhos para que no domingo, dia em que o nosso Principezinho completa o seu quinto mês, possa comer o seu primeiro puré de legume ao almoço.

 

Até lá, vou relembrar conhecimentos e aprofundar outros (adquiridos no curso de enfermagem) e para a semana prometo partilhar aqui umas dicas com vocês! Tenho a certeza que desse lado há por aí muita gente que também está interessada neste tema...

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.