Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

CHARTRES

8CF7EA89-90E5-4191-84FD-023F815D34E6.jpg

Estávamos em Outubro, e andávamos a algum tempo a querer conhecer uma nova cidade que ficasse perto de Paris... Fizemos uma pesquisa na internet e, depois de vermos algumas fotografias e alguns comentários, acabamos por querer explorar Chartres...

 

Chartres é uma cidadezinha charmosa que fica a cerca de 80km de Paris, na região de Eure-et-Loir. Possui várias construções de séculos passados, com escadarias íngremes que levam ao rio Eure e construções da época medieval. A cidade é dividida em 2 partes: a parte alta e a parte baixa.

IMG_0048.JPG

Na parte alta encontramos o principal ponto turístico da cidade: a famosa Catedral de Notre Dame de Chartres. Não é uma Catedral qualquer, mas sim a Catedral mais representativa da Igreja Gótica da França. A sua construção teve início em 1145 e, em 1194, após um trágico incêndio, ela foi novamente estruturada, apesar disso, boa parte do que vemos hoje ainda é dos séculos XII e XIII.

IMG_0050.JPG

Declarada Património Mundial pela UNESCO, a Catedral Notre-Dame de Chartres foi construída no ponto mais alto da cidade e pode ser vista a mais de 20 km de distância. Mede cerca de 130 metros de comprimento e possui entre 32 e 46 metros de largura, além disso possui 9 portões esculpidos e é adornada por mais de 4.000 estátuas.

IMG_0046.JPG

Não muito longe da Catedral, mais precisamente no início da "Rue des Grenêts", existe a Igreja de St-Aignan (Église de Saint-Aignan), uma igreja muito antiga que foi reconstruída no século XVI.

IMG_9990.JPG

IMG_0044.JPG

Bem maior que a igreja de St-Aignan é a Igreja de Saint-Pierre (Église de Saint-Pierre), uma igreja bem antiga do século XI que ainda preserva elementos do estilo gótico e belos vitrais do século XIV.

IMG_9988.JPG

Na parte baixa de Chartres situa-se o centro histórico da cidade que apesar de pequeno possui ruas cheias de lojas, mercados e restaurantes que mantiveram a beleza das arquiteturas medievais.

IMG_0047.JPG

Visitamos Chartres num sábado à tarde e ficamos encantados com as construções pitorescas, as ruazinhas estreitas, as casas antigas nas margens do canal, e os lindos vitrais das igrejas... Algo que vale mesmo a pena fazer é a volta pela cidade no comboio turístico, pois fica-se com uma visão muito mais completa desta bela cidade!

IMG_0049.JPG

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.