BAIXA NORMANDIA
Este sábado, tal como tinhamos programado, fomos conhecer um bocadinho da Normandia (em francês, Normandie), uma região relativamente grande, situada a noroeste da França, a menos de uma hora de carro de Paris.
A região é basicamente dividida por duas regiões administrativas: a Alta Normandia (onde se incluem os departamentos de Eure e Seine-Maritime, com as cidades de Giverny, Rouen, Etretat, Évreux e Le Havre) e a Baixa Normandia (onde estão os departamentos de Calvados, Manche e Orne, com as famosas cidades de Lisieux, Caen, Deauville, Trouville e Honfleur).
Possui uma costa com 600 km de extensão, repleta de natureza e paisagens rurais únicas, marcada pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi nas praias da Normandia que se deu o desembarque das tropas aliadas, a 6 de Junho de 1944, fato que desencadeou a reconquista da França, durante a Segunda Guerra Mundial, à dominação da Alemanha Nazista.
Um destino privilegiado para os parisienses, e não só, graças às suas belas praias, ao charme das suas cidades, às paisagens verdejantes e à sua arquitectura única, bem diferente das outras áreas do país. A região é tão grande que a variedade de roteiros é infinita, por isso, são precisos vários dias para conhecer esta região.
Como só tínhamos um dia para a visitar, optámos por conhecer algumas cidades da Baixa Normandia: Caen, Cabourg, Deauville, Trouville e Honfleur, na esperança de um dia visitar outras cidades!
CAEN - A Capital da Normandia
Caen, é nada mais que a a capital da Baixa Normandia, e encontra-se a cerca de 200 km de Paris. Foi fundada por Guilherme, o Conquistador, no século XI, tendo sido praticamente destruída (cerca de 80%) durante a Segunda Guerra Mundial, e reconstruída nas décadas de 1950 e 1960.
Uma cidade histórica cheia de encanto onde visitámos:
- O Castelo de Guilherme, o Conquistador (Château de Caen), o monumento mais conhecido da cidade. Encontra-se no meio da cidade de Caen, possui uma área de 5,5 hectares sendo um dos maiores castelos da Europa Ocidental.
Actualmente,o castelo serve como um museu que acolhe no seu interior:
- o Musée des Beaux-Arts de Caen (Museu de Belas Artes de Caen
- o Musée de Normandie (Museu da Normandia)
- a Église Saint-Georges (Igreja de São Jorge)
- o Échiquier de Normandie (Erário Público da Normandia)
- os vestígios du "Dojon"
- e os vestígios do Palácio Ducal (Palais Ducal)
- A Abadia de Saint-Étienne, também conhecida como Abbaye aux Hommes (Abadia dos Homens), é um dos edifícios românicos mais importantes na Normandia, fundado em 1063 por Guilherme, o Conquistador. Foi aqui que foi enterrado Guilherme, do qual actualmente só resta o fémur pois o túmulo original foi destruído várias vezes por revolucionários.
- Igreja Saint-Pierre, uma catedral que se encontra na zona antiga cidade de Caen, bem pertinho do Château de Caen.
Deauville é famosa, pela sua estação balneária que atrai inúmeros VIPs do mundo inteiro com o seu Casino Barrière de Deauville (construído em 1912) e os seus espetáculos. Um local conhecido por aqueles que gostam de montar a cavalo e de fazer cavalgadas pelas praias.
Ao longo da praia, é possível ver cabines construídas com nomes de estrelas de cinema convidadas no Festival de Filmes de Deauville.
E para quem gosta de umas comprinhas, ou quer gastar uns belos trocados, nada melhor que dar um passeio pelo centro da cidade e usufruir das inúmeras lojas de marca cheias de charme...
Do outro lado do rio temos encontra-se a discreta cidade de Trouville, como o tempo era escasso, apenas fizemos uma passagem de carro, sem paragens, para apreciar a beleza da cidade.
HONFLEUR
Foi a última cidade que visitámos. Uma cidadezinha com mais de 1500 anos situada a 15 km de Deauville.
Repleta de ruelas e casinhas de madeiras coloridas que estão registradas em diversas telas de artistas impressionistas, como Monet e Boudin.
A parte antiga da cidade é bem pequenina pelo que dá perfeitamente para conhecer a pé, uma das suas principais atrações, é a Igreja Sainte-Catherine, construída inteiramente em madeira, datada do século 15.
É em Honfleur que se situa o porto mais simpático da França...
Uma cidadezinha calorosa onde terminámos o dia antes de regressar para Paris...
Foi aqui que comemos algumas das especialidades da região, bem ao lado do porto da cidade onde existem inúmeros restaurantes. Entre os diferentes pratos que o grupo pediu, partilho com vocês as fotografias dos pratos mais típicos da região: as famosas "Moules" e a tradicional "Tarte da Normandia"...
Escusado será dizer que estava tudo uma delícia!
GASTRONOMIA DA NORMANDIA
No cardápio das especialidades normandas estão receitas à base de maçãs e queijos. A região é famosa por produzir os melhores laticínios da França, e o segredo parece estar no leite da espécie de vacas que foi trazida pelos vikings no século 9, que se diferenciam pelas manchas ao redor dos olhos. O mais famoso é talvez o queijo Camembert, que possui uma crosta esbranquiçada, com o seu interior pastoso e um sabor suave.
A nível de bebidas a região é famosa pela sua sidra, produzida a partir da fermentação da maçã, e o calvados, uma espécie de aguardente, também feita a partir de maçã, que só existe na Normandia.
Uma região cheia de surpresas que nos deixou rendidos pelas sua maravilhosas paisagens!