Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

ALTERAÇÃO DE MORADA NO CARTÃO DE CIDADÃO

Andávamos a algum tempo para alterar a nossa morada no cartão de cidadão, quando decidimos que "era desta vez" fomos confrontados com uma barreira: não tínhamos as cartas com os códigos, estávamos de férias em Portugal mas estes deviam estar em França (deviam, não tínhamos se quer a certeza disto)... Mais uma vez tivemos que adiar a alteração da morada... Assim que regressamos a França, procuramos os malditos códigos, e eles lá apareceram... Tínhamos prometido que não podia passar de Dezembro... E assim fizemos, quando em Dezembro fomos a Portugal... Fomos então à Conservatória do Registo Civil, munidos dos respectivos códigos e fizemos a alteração da morada, pensando que ficaria tudo resolvido... Mas afinal não bastava fazer isto, a senhora lá nos explicou que na nova morada iríamos então receber uma carta, carta essa que devia ser utilizada no prazo máximo de 2 meses para confirmar a alteração da morada, junto com os ditos códigos e o cartão de cidadão, numa Conservatória/Loja do Cidadão ou num Consulado de Portugal... 

 

Não sei quem raio inventou isto, mas que causa um enorme transtorno causa... A nossa opção passava por confirmar isso junto do Consulado de Portugal em Paris... Comecei logo a pensar no pesadelo que não ía ser... Só de me lembrar de cada vez que lá tive que ir... Enfim, era o trânsito que ía apanhar e era ter que me sujeitar, mais uma vez, àquela malta que mais parece que está lá para nos complicar a vida...

 

Fui então ao site do Consulado, e como não encontrei nenhuma opção para fazer a marcação da confirmação da alteração da morada, fiz a marcação como se fosse fazer novo cartão de cidadão (optei por não ligar para o Consulado porque sabia que ía acabar por perder o meu tempo a fazê-lo...). 

 

Hoje foi então esse dia... Coloquei a morada do Consulado no GPS e atravessei Paris para lá chegar... Se há local que não gosto de passar é na famosa Rotunda do Arco do Triunfo (que possui talvez umas 8 vias), não sei se alguém já reparou, mas aqui em França, nas rotundas, tem prioridade os carros que entram, e não quem está dentro, excepto quando está indicado o contrário (o que acontece com imensa frequência). Ora, no Arco do Triunfo não há placas de prioridade, o que implica que toda a gente entra na gigante rotunda a todo o gás, mas depois somos obrigados a parar assim que chegamos à entrada seguinte.... É claro que depois os carros param todos, e vão ficando todos amontoados... São carros pela esquerda, pela direita, pára-se de repente porque aparece um atravessado mais à frente, enfim, cada vez que lá passo só rezo para sair intacta (o que foi o caso de hoje)! 

 

Tinha a marcação para as 14h30, pensando eu que seria chegar lá, entrar e só esperar... Mas nada disso... E mesmo com este tempo horrível, deparei-me com uma fila fora do edifício, só para entrar! Ainda fiquei uns 15 minutos na fila, e como ainda eram 14h o segurança disse-me para esperar na sala de espera e só às 14h15 é que deveria tornar a dirigir-me a ele para ter uma senha... Mas para que raio havia uma marcação com hora?! A hora chegou, e quando fui levantar a senha a senhora disse-me que não era preciso fazer marcação para fazer a confirmação da alteração da morada (deviam era pensar em colocar essa informação no site do Consulado de Portugal), perguntou-me para quantas pessoas eram, e assim que lhe falei no meu marido, perguntou-me se tinha uma autorização assinada para o fazer... Nem imaginam a minha cara quando ela me disse, cheia de certezas, que seria preciso a tal procuração... Nem queria acreditar no que estava a ouvir, a funcionária limitou-se a "lançar a bombinha" e nem quis saber o que eu pensava e a informação que me tinham dado em Portugal... Saí do balcão enervadíssima, só de pensar que teria que tornar a voltar ali caso essa informação fosse verdade... Comecei a pensar no tempo que tinha perdido e no tempo que iria ter que tornar a perder... E o pior é que não tinha mesmo outra alternativa (pensava eu!)...

 

Assim que chegou a minha vez, ignorei a informação da funcionária da entrada principal e informei a senhora que estava ali para confirmar a alteração da morada do cartão de cidadão, meu e do meu marido... Felizmente, e tal como me tinham informado em Portugal, não era preciso a pessoa estar presente nem muito menos ter uma procuração assinada para tal... O cúmulo é que durante o tempo em que a senhora fazia a confirmação, desabafei com esta que o melhor era cada pessoa ter um leitor de cartões em casa para isso (não sabendo eu que afinal isso até era possível)... Foi nesse momento que fiquei a saber que tal era possível, e que em Portugal até é simples encontrar um local de venda para comprar o Leitor de Cartão Cidadão, para que as pessoas possam efectuar estas e outras operações, no conforto da casa, sem ter que perder tempo infinito!

 

E pensar que andei a perder tanto tempo desnecessário por falta de informação! Tenho que encomendar urgentemente um leitor desses pois falta-me mudar a morada do cartão de cidadão do Gui, além disso daqui a uns tempos vamos torna a mudar de morada... Já imaginaram o tempo que da próxima vez vou poupar?!

 

Se calhar muitos de vocês até já sabiam dessa possibilidade, mas achei que tinha que partilhar essa informação aqui, pois como eu, devem existir muitas pessoas que andam a perder tempo desnecessário! 

IMG_8047.JPG 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    As Nossas Voltas 16.01.2018 10:21

    Exactamente! Soube disso depois que fui ao Consulado😉 E o melhor é que a máquina custa entre 12 a 20 euros!!! Vale a pena o investimento:)
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.