Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

ALEITAMENTO MATERNO - PARTE 2

No seguimento do tema de ontem, hoje vou abordar os tópicos a que me propus... Espero que possam ser úteis a muita gente!

 

 

QUANTAS VEZES DEVE COMER O BEBÉ

Quando o bebé nasce deve ser amamentado todas as vezes que ele desejar, o ideal é que este seja colocado à mama sempre que acordar de forma a evitar que eles sintam fome, uma vez que este alimento é rapidamente digerido. Daí que nos primeiros 4 dias de vida a maioria dos recém-nascidos mame entre 8 a 15 vezes ao dia.  Nesta fase, nunca deixe o bebé mais de 3 horas sem comer, mesmo que ele esteja a dormir acorde-o para ele se alimentar. Ofereça as duas mamas, em cada mamada, de forma a estimular a produção de leite.

 

Inicialmente, as mamadas, são curtas, mas com o aumento da produção de leite da mãe, bebé começa a mamar menos vezes e mais tempo, cerca de 6 a 8 mamadas por dia, ou seja, de três em três ou de quatro em quatro horas. Nesta fase, e uma vez ocorrida a subida do leite, a mãe deve esvaziar uma mama completamente e só depois oferecer a outra. Na mamada seguinte, deve iniciar pela mama onde o bebé mamou menos.

 

Não se esqueça que é o tamanho do estômago do recém nascido que vai determinar também o quanto ele deve mamar, e com que intervalos. Já imaginou qual é o tamanho do estômago de um bebé quando nasce?

estômago do RN.jpg

A natureza é mesmo impressionante, ao verificarmos que existe uma relação direta entre a quantidade de colostro e o pequeno estômago do bebé! Olhando para a imagem acima, fica mais fácil perceber porque é que ao nascer o bebé mama pouco de cada vez e em intervalos curtos. Algo que se torna perfeito, pois é o tempo que o nosso cérebro precisa para que comece a produzir mais leite.

 

 

 COMO SABER SE O BEBÉ MAMOU O SUFICIENTE

bebé a dormir.jpg

Existem alguns sinais que demonstram que o bebé mamou correctamente: 

  • As mamas esvaziam e ficam mais macias depois de oferecer a mama;
  • Após a mamada, o bebé fica relaxado e satisfeito;
  • O número de fraldas molhadas começa a aumentar a partir do quinto dia, num período de 24 horas, o bebé deve ter molhado entre 6 a 8 fraldas. (a urina deve ser clara e sem cheiro);
  • O bebê faz cocó amarelo-mostarda ou mais escuro (a partir do quinto dia depois do nascimento, o bebé deve fazer cocó todos os dias e as fezes devem começar a ficar mais claras)
  • Se o bebé repôr o peso que perdeu após o parto (todos os recém-nascidos perdem, nos primeiros três dias, entre 5 e 10 por cento do peso com que nascem). Ao fim da primeira semana, ele já deve estar começando a ganhar algum peso (não em relação ao peso com que nasceu, mas em relação ao peso com que saiu da maternidade).

 

Se mesmo assim continuar com dúvidas fale com a enfermeira, o médico ou o pediatra para tirar dúvidas, não é vergonha nenhuma demonstrar que se importa com a saúde e o desenvolvimento saudável do bebé.

 

 

CUIDADOS GERAIS A TER COM AS MAMAS

Nos primeiros dias de amamentação é muito comum as mulheres sentirem as mamas mais sensíveis, bem como os mamilos, e podem mesmo surgir algumas complicações como o aparecimento de gretas nos mamilos, a ingurgitação ou a mastite (inflamação mamária).

 

Para prevenir estes problemas, existem dicas simples que devem ser adotadas durante o período em que a mulher amamenta e devem ser diariamente cumpridas para evitar complicações:

 

  • O bebé deve agarrar de forma correta a mama: a boca do bebé deve segurar o mamilo e parte da auréola (mais auréola visível acima da boca do bebé), os lábios deverão estar voltados para fora e o queixo deve tocar na mama;

Pega correta amamentação.png

  • Dar de mamar de forma correta, sentada ou deitada, mas de modo a que se sinta confortável e que o bebé esteja de frente para o mamilo (o bebé não deve estar em esforço para conseguir fazer a sucção o que também pode causar dor à mãe);
  • Deixar o bebé largar a mama espontaneamente ou, se necessário, colocar um dedo suavemente na boca do bebé de modo a interromper a sucção e, nunca puxando a boca do bebé do seio;
  • Aplicar uma gota de leite no mamilo e aréola, antes e após cada mamada e após o banho, pois facilita a cicatrização de possíveis gretas;
  • Limpar os mamilos muito bem após a amamentação. Se possível , expor os mamilos ao ar, no intervalo das mamadas (uma boa dica é expor os seios cinco minutos diariamente ao sol);
  • Proteger a pele dos mamilos com um creme adequado para a tornar mais flexível e resistente (existem muitas pomadas a base de lanolina que podem ajudar a proteger essa região tão sensível);
  • Lavar os mamilos apenas 1 vez ao dia com água morna, evitando usar sabão.

Estas medidas devem ser adotadas durante o período em que a mulher amamenta e devem ser diariamente cumpridas para evitar complicações. 

 

 

Para amanhã, e por último, abordarei dois tópicos também com grande importância:

- os Cuidados específicos às complicações da amamentação;

- e as Posições para amamentar.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.