Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

SOBRE O DIA DOS FILHOS

"Um filho faz o amor mais forte, os dias mais curtos, as noites mais longas, a conta bancária menor, a casa mais feliz, as roupas mais largas (ou mais apertadas), o passado esquecido e o futuro digno de ser vivido." (anónimo)

IMG_20220731_141216

Hoje e sempre, Feliz Dia dos Filhos!

PORQUE É QUE AS NUVENS ESTÃO GRANDES?

Conversa de crianças

Hoje de manhã a caminho da escola, o Martin olha para o céu e pergunta ao Gui:

- Gui, porque é que as nuvens estão grandes?

Rapidamente o Gui respondeu:

- Porque comeram muito e agora estão prontas para explodir... Vão deitar a água toda para fora e é por isso que depois vai chover...

20230330_174659

PALOMANO CITY

A cidade das crianças

Já imaginaram um lugar onde as crianças podem tornar os seus sonhos em realidade? Na Palomano isso é possível!

Palomano é a reprodução de uma cidade projetada por decoradores de filmes, um lugar onde são as crianças que fazem as leis. Aqui ela podem  ser bombeiros, pilotos de avião, cirurgião, dentista, babysitter/educadora de infância, estilista, cabeleireiro, cozinheiro ou até operador numa caixa de supermercado...

20230328_110829

20230328_105928

 

 

ARROZ E BATATAS FRITAS

Ora aqui está uma combinação que os nossos vizinhos franceses não percebem: arroz e batatas fritas na mesma refeição!

batata-frita-com-arroz-fresco-sobre-fundo-branco_525574-203

E não há volta a dar... Todos têm a mesma opinião: ou comes uma coisa ou comes outras! 

Mas o verdadeiro Tuga sabe bem o quanto estes dois alimentos combinam na perfeição! 

CAIXINHA DE FÓSFOROS

O anúncio já data de 2020, mas nunca mais me lembrei de partilhar com vocês: o preço de um estúdio em Paris de 6,51 m² pele módica quantia de 134.000 euros!!!

35S5PMDERV75N5ONDPEZHIKDCI

Sim, apenas 6,51 m², o tamanho de uma casa-de-banho! O apartamento situava-se no 4º arrondissement de Paris, composto basicamente por uma casa-de-banho e uma cozinha e cama. Se fizermos os cálculos são quase 20.600 euros por metro quadrado. 

O apartamento situado no 6º andar, possui elevador até ao 5º andar (os últimos degraus terão, no entanto, de ser subidos pelo futuro proprietário), vista para o Rio Sena e vários monumentos de Paris, incluindo a Torre Eiffel e o Notre-Dame.

3sOlW6Zs4_f8OM6kFYBDsp

Entretanto o apartamento já deve ter sido vendido, mas se fizerem uma pesquisa, nos sites franceses, encontram uma série de apartamentos super minúsculos a preços incrivelmente elevados!

Surreal ao que as pessoas se sujeitam só para viverem em Paris... Não acham?

O REGRESSO DA FADA DOS DENTES

E quase dois meses depois, o Gui voltou ao dentista para retirar o segundo dentinho... Mais uma vez, começou a nascer por detrás do dente de leite, o dente definitivo, mais precisamente o segundo incisivo inferior.

IMG_20230314_230136

Desta vez, o dentinho de leite mal se mexia... Felizmente o Gui porta-se 5 estrelas e, com a história da Fada dos Dentes e com a alegria de "isto ser sinal de mais crescido", tudo voltou a correr bem.

IMG_20230314_224652

A dentista frisou que fizemos bem ter ido logo e, se no futuro voltar a acontecer basta aparecer no consultório dela porque quanto mais cedo formos mais hipótese há do dente definitivo se "deslocar e ir para o lugar dele"!

Agora é continuar a vigiar, mas temo que isto vá acontecer para os próximos dentes...

SEA LIFE PARIS

Faz pouco mais de 6 meses que regressamos a Portugal para tentar viver definitivamente na nossa cidade... Neste último ano e meio, fizemos imensas coisas que não tive tempo de partilhar com vocês, por isso prometi a mim mesma que isso seria feito à medida que tivesse um tempinho para partilhar algumas das nossas descobertas a locais/lugares que fomos visitando/descobrindo... Um desses locais que visitamos foi o Sea Life Paris! 

IMG_20210911_155008

Para quem não conhece, o Sea Life é uma espécie de "aquário gigante" que possui diversas espécies de animais marinhos. Pelo Mundo são mais de 30 que existem, espalhados por todo o Mundo.

 

Visitamos duas vezes este parque: uma quando o Gui tinha 3 anos, e outra com o Gui e o Martin, esta última em Setembro de 2021. 

 

O Sea Life Paris localiza-se no subsolo do grande Centro Comercial Val d'Europe, por isso é sempre uma boa opção para quem visita estes lado, principalmente em dias chuvosos ou depois de fazer umas comprinhas no shopping! Os bilhetes não são propriamente baratos, mas compensa se o fizermos directamente no site, quando comparado ao preço da bilheteira.

A área é relativamente pequena, mas existem muitos animais marinhos: diferentes espécies de peixes (que eu própria seria incapaz de os descrever pela enorme varidade), várias espécies de tubarões, polvos, medusas, tartarugas e até pinguis! Além de podermos admirar os animais, podemos vê-los a serem alimentados, e conhecer melhor o seu modo de vida através de algumas palestras educativas que são feitas. 

20230309_114255

Para visitar são necessárias cerca de 2 horas, o tempo suficiente quando se vai com crianças, principalmente com crianças pequenas... 

 

"O MENINO VELHO"

Maternidade com humor

Este fim-de-semana fomos dar uma voltinha... Às tantas, no hotel, um menino com os seus 8 - 9 anos pega na muleta da avó para fazer de conta que era ele que estava magoado...

12850325-menino-com-perna-quebrada-vetor

O Martin, que vinha distraído, olha para a frente, e espantado, sem se aperceber que se tratava de uma brincadeira diz, alto e em bom som:

- Olha mamã, um menino velho!

Confesso que não sabia onde havia de me meter, mas não consegui conter o riso, ao mesmo tempo que tentava explicar que as pessoas não são nunca "velhas"... E, naquela situação, o menino até estava a brincar com a muleta de avó, que estava magoada num pé!

Felizmente, toda a gente achou piada, inclusivé a avó do menino que foi a primeira a rir-se à forma natural como o Martin disse aquilo sem maldade nenhuma.

Começa ficar complicado controlar o vocabulário, tanto do Martin como do Gui... É incrível como eles na escola, com os amigos (e não só), aprendem palavras "menos correctas"...  E esta até é uma daquelas que "choca menos", se é que me entendem...

NEM TUDO O QUE PARECE É

Humor na Maternidade

Na altura do Carnaval o Gui teve uma ficha de avaliação a cada disciplina... Às tantas a professora deu os resultados... E é quando dá os resultados de português que o Gui chega incrédulo a casa:

- Mamã, sabias que na minha turma houve muitos "deficientes" a português?!

Conti o riso e expliquei ao Gui que a palavra que a professora tinha dito era "suficientes" e não "deficientes".

IMG_20230303_211619

Expliquei que havia uma grande diferença entre as duas palavras, pois ele sem querer podia ser mal interpretado!

MARÇO ❤️

E de repente chegou Março.... Um brinde ao novo mês e aos novos recomeços...

IMG_20230301_135839

Tão bom sentir os dias mais quentes, o sol a brilhar mais vezes, ver os jardins mais coloridos, ouvir os pássaros a chilrear, poder ir mais vezes até à praia e sentir a brisa do mar... 

Que Março venha carregadinho de coisas boas!

OBRIGADO SAPINHO

Ontem o "Sapinho", contactou-me para saber se podia colocar em destaque o meu post alusivo ao "Tesouro Perdido", uma forma de me presentear no mês do meu Aniversário!

IMG_20230224_172408

Para quem quiser espreitar pode clicar aqui e encontrará o meu bilhete-postal intitulado "Uma aliança perdida no Miradouro do Cervo, um detetor de metais e uma ajudinha de Santo António".

Bom fim-de-semana!

A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Primeiro foi a Pandemia, agora é a Guerra na Ucrânia... Tudo serve para justificar o aumento dos preços de todos os produtos, até os bens mais básicos... Eu cá continuo a achar que há muita gente a querer ganhar dinheiro facilmente e a aproveitar-se desta situação...

Estes dias algures no Facebook havia alguém que colocava um anúncio assim...

IMG_20230207_105320

É o que au chamo a galinha dos ovos de ouro!!! Com preços destes, acho que vou mas é mudar de profissão...

 

Será que só eu é que me espanto com isto?!

CARNAVAL 2023

E pela primeira vez, festejamos o Carnaval em Portugal! O Gui e o Martin andam todos entusiasmados e têm aproveitado para se mascarar....

20230220_193022

Confesso que me pensei que este no o Carnaval ía ser bem mais festejado, mas aqui em Viana do Castelo nem desfile há, por isso decidimos explorar as redondezas e pela primeira vez iremos até Caminha ver o desfile noturno que costumam reunir portugueses e os nossos vizinhos espanhóis!

E por aí, o que aconselham explorar?

QUANDO OS SANTOS AJUDAM

Parte 2

Quando contamos a história da nossa aliança perdida várias pessoas diziam que ía aparecer, só tínhamos que acreditar e "ler o responso com devoção"...

IMG_20230217_193039

O R. sempre ficou incrédulo (e duvido até que tenha olhado uma única vez para o texto), já eu confesso que sempre acreditei que a aliança fosse aparecer... E o "responso", para mim, era uma "ajudinha extra"!

Li o texto duas vezes naquele mesmo dia, só voltei a lê-lo mais 2 ou 3 vezes no sábado a seguir, quando o R. e o meu sogrinho íam a caminho do Cervo de Cerveira...

Foram os dois às 6h30 da manhã no sábado logo a seguir pois não queriam encontrar ninguém por lá e quanto mais tempo passasse menor talvez fosse a probabilidade de a encontrar...

Vasculharam pedras, pedrinhas, ervas daninhas e mato, com o detetor de metais a tocar a cada pedaço de metal encontrado... Aí fim de uma hora e tal o desânimo era grande... Enquanto eles exploravam cada cantinho, chegava um autocarro cheio de turistas para visitar o local...

Felizmente, nos últimos minutos, já quase a desistir, quando o R. decidiu procurar uma última vez, na parte de cima onde a aliança tinha saltado, no momento que se ajoelhou ao chão, viu a aliança reluzir no chão!

IMG-20230211-WA0004

Parecia mentira, estava praticamente visível e bem perto do local onde tinha saltado (mesmo ao lado onde está o papel que o R. colocou só para mostrar onde ela estava)!

IMG-20230211-WA0002

Ainda hoje não sabemos como raio não a vimos ali naquele dia... Eu cá acho que o "Responso" explica isso...

Felizmente a história teve um final feliz, mas independentemente do resultado que esta teria, sabíamos que esta ficaria gravada para sempre na nossa memória, para ser contada até sermos velhinhos! 

 

E por aí, quem já passou por algo semelhante?!

À PROCURA DO TESOURO PERDIDO

Hoje partilho com vocês algo que se passou connosco no dia do meu aniversário e que ficará eternamente gravada na nossa memória...

A minha entidade patronal deu-me folga no dia do meu aniversário (como dá a todos os funcionários), por isso o R. decidiu também tirar o dia para comemorarmos esta data juntos...

Não havia nada especialmente programado, até porque o R. não é muito de fazer surpresas e prefere que seja eu a escolher, por isso, nesse dia, levamos os miúdos à escola, e depois de um pequeno-almoço a 2, tive a ideia de irmos ao famoso Baloiço de Vila Nova de Cerveira, aquele que tem uma vista de cortar a respiração...

IMG_20230213_115352

Chegamos lá em cima, e para nossa desilusão, o baloiço tinha sido retirado (por questões de segurança)... De qualquer forma, tínhamos sempre aquela vista incrível e o Cervo bem ao lado...

Naquele dia, havia um casal de namorados que estava lá, também, a tirar 1001 fotografias.... Enquanto que íamos gelando, ía lendo as mensagens de aniversário que ía recebendo...

O casal afastou-se, aproximamo-nos do Cervo e estava tanto frio que às tantas o R. tinha as mãos congeladas... Tão congeladas que a aliança ficou com folga... Quando tirou as mãos dos bolsos e sacodiu as mãos, para aquecer as mãos, a aliança saltou do dedo... Ouvimos um único "plim" e nada mais... Eu estava de costas, o R. nem tempo teve de ver para que lado a aliança tinha caído... Ficamos petrificados a olhar para aquela paisagem imensa pois não queriamos acreditar que a aliança tinha caído ali...

IMG_20230208_131417

O R. só acreditava que ela tinha caído lá em baixo, já eu colocava a hipótese de ter ficado em cima... Felizmente dava para descer aquela ravina, procuramos em todos os cantos... Às tantas chegava um grupo de ciclistas espanhóis, que deviam se questionar que raio fazíamos ali... Mas nós não queríamos partilhar a história pois corríamos o risco que alguém a encontrasse primeiro do que nós...

Apesar de andarmos mais de uma hora a procurar em todos os cantos e esquinas, no meio de pedras e ervas, a aliança não deu sinal de vida...

 

Rico dia de aniversário... É óbvio que começamos logo a divagar e demos por nós a pensar que com o dinheiro da aliança estávamos bem a viajar no próximo fim-de-semana... Mas não era isto que ía estragar o meu dia, mas sabia que era isto que ficaria como memória dos meus 40 Anos...

Fartos de procurar, viemos embora, mas prometemos que iríamos voltar com um detetor de metais, antes de comprarmos novamente outra aliança... Esta tinha um significado muito Especial....

No final do dia, quando nos encontramos com os nossos amigos e familiares, foi a primeira história que contamos... Deu logo "pano para mangas"... E no meio da desgraça, a história não deixava de ter bastante graça... 

Cada um dava a sua graça e a sua opinião, mas todos eram unânimes que devíamos procurar novamente...

No meio de tanta partilha, alguém teria um detetor de metais, e foi exatamente o meu sogrinho que o conseguiu... 

 

Teríamos agora a sorte que precisávamos?!

(O resto fica para contar num próximo post...)