QUE MARAVILHA!
Para quem se esqueceu... Saiba o porquê de amanhã ser feriado aqui!
E o melhor disto tudo é que só vamos trabalhar segunda-feira...
Se isto não é felicidade, o que é?
![]()
Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]
Para quem se esqueceu... Saiba o porquê de amanhã ser feriado aqui!
E o melhor disto tudo é que só vamos trabalhar segunda-feira...
Se isto não é felicidade, o que é?
![]()
Já ando a pensar nas prendas de Natal que vou oferecer, confesso até que já comecei a comprar alguns presentinhos... Quanto à minha prenda ainda estou indecisa... Digam lá se não era maravilhoso receber um gatinho deste tamanho :)
E com o frio que aí se avizinha, dava bem jeito uma coisinha fofa destas para nos manter quentinhos... Hum.... Até já me estou a imaginar escostadinha a uma destas bolinhas de pêlo! ![]()
Só porque hoje é o "Dia dos Doces", vou partilhar com vocês uma receita que descobri há algum tempo algures na internet (não me lembro é onde), fiz umas alterações pequeníssimas e voilá... Hoje tenho o bolo mais irresistível e simples de sempre que eu costumo fazer muitas vezes, um delicioso Petit Gateau Gigante que conquista sempre toda a gente. Tão simples e tão rápido de se fazer que até dá para desconfiar que é mesmo verdade!
Experimentem porque vale bem a pena, e deixem aqui a vossa opinião.
Ingredientes
200 gr de chocolate para culinária
150 gr de açúcar amarelo
180 gr de manteiga com sal
180 gr de farinha com fermento
4 ovos grandes
2 morangos
1. Comece por derreter o chocolate com a manteiga, no micro-ondas, durante 3 minutos, a uma temperatura de 650ºC. Deixe arrefecer.
2. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
3. Bata os ovos inteiros com o açúcar. De seguida, adicione o chocolate derretido (no ponto 1) e bata até que o preparado fique com bolhas de ar.
4. Acrescente aos poucos a farinha e envolva bem com a ajuda de uma batedeira.
5. Coloque o preparado numa forma sem buraco, previamente barrada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó ou farinha. Leve ao forno durante 11 minutos.
6. Passados os 11 minutos, desligue o forno, e deixe o bolo a cozinhar mais 5 minutos. De seguida, retire do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente, dentro da forma.
7. Quando o bolo estiver quase frio, desenforme e enfeite com morangos.
Cada vez que pensámos em França, para a maioria de nós, Paris é a cidade que vem logo à ideia... Mas não é só Paris que tem encanto, existem muitos outros cantinhos aqui que tem a sua magia e que são bem conhecidos por quem acaba por morar aqui.
Um destes dias fomos até ao Domaine de Chantilly, uma cidade localizada a norte de Paris, a cerca de 40Km, no departamento do Oise na região da Picardia.
A sua principal atracção é o famoso Castelo de Chantilly, um castelo que hoje detém o Museu Condé com as suas coleções de pintura antiga excepcionais (as segundas coleções francesas após o Louvre), bem como uma biblioteca inestimável. Na parte externa, do castelo, existe um jardim extenso desenhado por André Le Nôtre, o mesmo artista que criou os Jardins de Tuileries, do Parc de Sceaux, do Palácio de Versalhes e do Parc de Saint Cloud.
A cidade é considerada a Capital do Cavalo na França (Capitale du Cheval), por isso nas proximidades do Castelo existe um imenso hipódromo para a prática deste desporto.
Acabámos por não entrar no castelo, fizemos antes uma visita a pé por toda a cidade, mas mesmo assim deu para ver a grandiosidade deste local...
Uma curiosidade interessante é que foi exactamente esta região que deu o nome ao famoso creme Chantilly, no século XVIII. Fritz Carl Vatel (1635-1671) descobriu que o leite da região de Chantilly era mais gorduroso, e passou a transformá-lo numa pasta vaporosa e densa originando o creme de Chantilly. O creme teve tanto sucesso junto da corte francesa, que os senhores da casa palaciana de Chantilly deram ao creme o nome do seu castelo.
Para quem quiser visitar um local diferente, aqui fica uma bela sugestão!
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Este ano o Halloween foi programado cá em casa, por isso a organização da festa era da minha responsabilidade... Uma pesquisa na internet, umas ideias daqui e outras dali... E o resultado foi uma noite de Halloween bastante agradável e repleta de surpresas!
O Menu para o Halloween tinha que ser especial, por isso fiz uma lista com o que iria ser servido nessa noite...
1. Snacks Assombrados
Uma espécie de batatas fritas que comprei no "Lidl" especialmente para a noite do Halloween.