Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

CONTINUO ESCANDALIZADA!

image.jpeg

Andava super-curiosa por descobrir o famoso "Cardápio da Márcia", por isso aproveitámos as férias de Verão e fomos até esta espécie de tasquinha para experimentar estas especialidades... Para quem não conhece, o dito restaurante situa-se em Ponte de Lima, bem perto da Praça da República, e a sua fama provém essencialmente do seu cardápio, no mínimo curioso.

 

E se a nossa vontade de experimentar era mais que muita, tivemos que vir embora sem experimentar absolutamente nada, sim porque o empregado que nos atendeu foi no mínimo mal-educado e não mostrou a mínima preocupação em nos esclarecer. Ora, alguém de vocês consegue decifrar em que consiste o Menú da Márcia?? "Corninho de Marcha lenta, Pentelheira Verde, Consola na rachinha"... etc... etc... Pois é, nem nós, nem vocês, e muito menos o empregado que, com um ar de total desinteresse, nos respondeu: "isso são petiscos, petiscos para comer, se queres saber mais tem que ser com a patroa!"... Fiquei totalmente parva quando ouvi este esclarecimento, e a forma como nos abordou, por isso fui obrigada a responder desta maneira: "Com a patroa?! E onde é que ela está para nos explicar, não vamos pedir nada sem saber do que se trata. Ou será que temos que enviar um email ou um requerimento à Câmara?!". E ele, sem qualquer problema ainda achou que tinha razão pois estávamos a ser exigentes ao perguntar em que consista cada prato. Claro que nos levantámos e ainda lhe disse: "Deixe-se estar quietinho para não se cansar, com empregados assim os restaurantes estavam todos tramados!". 

 

Nem queiram saber como isto me enervou... Ainda hoje estou escandalizada com tal atendimento, e se querem saber, não faço planos para lá voltar! Como dizia "o outro": "Jamais!" 

 

Quanto aos proprietários do restaurante, aconselho-os a formarem minimamente os empregados ou a colocarem entre parênteses os ingredientes de cada prato!

BOLO DE IOGURTE E NUTELLA

image.jpeg

Encontrei esta receita no facebook e, apesar de ainda não a ter experimentado, achei que era do interesse geral a partilha da mesma... Só de olhar para a fotografia até "cresce água na boca"! 

 

 

Ingredientes

1 copo de iogurte natural (de 170gr)

3 ovos 

1 copo de Açúcar *

1 copo de Chocolate em pó *

3 copos de Farinha de trigo *

1 colher (sopa) de Fermento em pó

1 copo de Óleo *

* Utilize o copo de iogurte como medida

 

Cobertura / recheio

1 ou 2 frascos de 350gr de Nutella (1 para cobrir e outro se quiser rechear)

 

 

1. Numa tigela misture com um batedor os ovos e o iogurte (se preferir pode bater o bolo todo "à mão").

2. Acrescente o óleo e o açúcar e mexa bem.

3. Coloque aos poucos o chocolate e a farinha, mexendo bem.

4. Acrescente o fermento e mexa.

5. Despeje a massa numa forma redonda (20 cm de diâmetro), previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.

6. Leve ao forno pré-aquecido, a 180ºC, durante aproximadamente 40 minutos (antes de retirar do forno verifique se o bolo está cozido, picando o bolo com um palito, que deve sair limpo).

7. Se desejar rechear, corte o bolo ao meio e coloque nutella, coloque a outra parte do bolo e cubra com nutella. Caso contrário apenas cubra com nutella.

 

Uma verdadeira tentação, não acham?

DEAR SISTER...

image.jpeg

Opá!... Opá!... Hoje é dia de festa!

E quem faz anos?! Quem?!

A minha irmã mais nova...

Por isso aqui estou eu a marcar este dia com o meu primeiro presente!

HAPPY BIRTHDAY DEAR SISTER :)

Love You!

BOM FIM-DE-SEMANA

image.jpeg

Lá vou ter que me contentar com mais um fim-de-semana a trabalhar...

Oh, vidinha difícil!

Bom fim-de-semana para todos vocês! 

VENHA O EURO 2016

image.jpeg

Ontem nem tive oportunidade de expressar a minha alegria com o apuramento, da nossa Selecção Portuguesa de Futebol, no Euro 2016 que se vai realizar aqui em França já no próximo Verão! Dá para imaginar a pequena grande loucura que vai ser aqui nesses dias?! Se por aqui os tugas já são mais que muitos, até estou em pulgas para ver como vai ser nessa altura.... Portugueses vindos de todos os cantinhos da Europa e não só... É desta que os Portugueses vão dominar a França! 

 

E já agora, sem esquecer a equipa, não podia deixar de destacar o jogador que marcou o único golo da partida... Parabéns Moutinho!

image.jpeg

O MELHOR RESTAURANTE DE SEMPRE

Sempre que vamos a um restaurante temos tendência a fazer uma avaliação do mesmo, e é com base nisso que voltámos ou não ao mesmo local (a não ser que o restaurante fique num local bastante distante onde só lá fomos parar porque estávamos de férias ou de passagem).

 

Quem é que não gosta de um restaurante que tenha comida com qualidade, bom atendimento (e aqui falo em eficiência e simpatia), bom ambiente, um espaço agradável e acolhedor, e com um preço não "fora da média"? Pois é, são estes critérios todos que o Restaurante A Carvalheira reúne, um restaurante localizado no Minho, mais precisamente em Ponte de Lima.

 

Lembro-me perfeitamente da primeira vez que lá fomos, em Janeiro de 2009, na altura o restaurante situava-se num outro local... A recomendação vinha de uns amigos dos meus pais, por isso decidimos que tinhamos que ir experimentar... Fomos apenas os 4 jantar, estávamos no dia 11 de Janeiro, entrámos e encontrámos um espaço acolhedor, com uma grande lareira à antiga onde havia uma grande fogueira que aquecia o salão...

DSC01929.JPGDSC01930.JPG Parecíamos que estávamos em casa... Tudo estava impecável, e o atendimento não podia ser melhor! A situação caricata, que nos marcou para sempre, foi quando o empregado nos trouxe o prato principal (tinhamos todos pedido bacalhau com broa) e nos informa que as próximas 3 travessas vinham mais dali a uns minutos para que a comida não ficasse fria... Quando o empregado vai embora, olhámos desconfiados para a travessa, e a seguir uns para os outros... Não me consegui manter séria depois de ver a cara dos meus pais, e comecei a rir descontroladamente... Será que era mesmo verdade?! Começamos logo a imaginar quanto iríamos pagar no total, e chegámos a pensar levar a comida para casa... À medida que o tempo ía passando, íamos imaginando uma série de coisas, até que o empregado se dirige à mesa para perguntar se estava tudo do nosso agrado e eu decido esclarecer de uma vez por todas se ainda vinham de facto mais "3 travessas"... Tudo não tinha passado de uma brincadeira do empregado! Fartámo-nos de rir durante muito tempo, e ainda hoje sempre que vamos até lá, ou falámos deste restaurante, relembrámos este episódio caricato. Depois disto, muitas mais piadas vieram, piadas essas ditas de forma "séria", por isso somos apanhados sempre de surpresa! 

 

Entretanto, o restaurante mudou de freguesia, em 2014, e se até aqui era excelente, agora ficou simplesmente perfeito!

a carvalheira 3.jpg

a carvalheira.jpg

 

a carvalheira 1.jpga carvalheira 5.jpg

a carvalheira 4.jpg

DSC07124.JPG

DSC07125.JPG

Um restaurante único, com a melhor gastronomia do Alto Minho!

 

Da última vez que lá fomos, fomos outra vez com os meus pais, pedimos as famosas pataniscas de bacalhau e a alheira com legumes, as nossas entradas de eleição, super deliciosas e quentinhas, são de comer e chorar por mais (só não pedimos mais nada se não era impossível comer o prato principal)! 

DSC07127.JPG

Como prato principal optámos por um arroz de pato e umas espetadas de lulas... Escusado será dizer que estava tudo ótimo!

DSC07128.JPG

DSC07129.JPG

 

E como sobremesa, e uma vez que o estômago pedia algo mais leve, escolhemos leite-creme e salada de frutas.

DSC07130.JPG

DSC07132.JPG

Hum... Só de escrever este post até já fiquei com vontade de lá ir... Pena que só posso ir agora no Natal! De qualquer forma, aqui fica a sugestão do nosso restaurante de eleição! Não é que eu ganhe alguma coisa com isto, mas o que é bom merece ser divulgado e destacado, não acham?

 

Passem por lá e digam-me alguma coisa...

 

 

LOCALIZAÇÃO
Rua do Eido Velho, N.º 73
Queijada e Fornelos
4990-620 Ponte de Lima

 

GPS - Longitude: 8º 33' 43,48938  
GPS - Latidude 41º 44' 19,25446

 

Telefone: 258 742 316
Telemóvel: 931 100 062

 

Site: http://www.acarvalheira.com/

 

LOVE YOU

image.jpeg

Existem pessoas nas nossas vidas que são impossíveis resumi-las em palavras...

E uma dessas pessoas é a minha Mamy! 

Parabéns à minha Mamy, que faz anos este dia. 

 

Love you! 

 

BACALHAU À BRÁS

bacalhau à brás.jpg

Já tinha saudades de publicar uma receitinha que costumo fazer... Por isso, e para abrir o apetite, hoje decidi trazer algo que (quase) toda a gente gosta, o famoso Bacalhau à Brás. 

 

Espero que gostem da sugestão...

 

Ingredientes (2 pessoas)

1 posta de bacalhau demolhado (tamanho médio a grande)

8 a 10 batatas 

3 ovos 

1 cebola (grande)

1 dente de alho  

Azeite (a gosto)

Salsa (a gosto)

Sal q.b.

Pimenta branca

Óleo (para fritar as batatas)

 

1. Comece por descascar as batatas e cortá-las "em palha".

2. Frite as batatas em óleo bem quente até ficarem ligeiramente douradas. Quando as retirar coloque-as sobre papel absorvente.

3. Enquanto as batatas fritam, retire a pele e as espinhas ao bacalhau e desfie-o com as mãos. Corte a cebola em rodelas muito finas e pique o alho. 

4. De seguida, coloque uma frigeira no fogão com o azeite, a cebola e o alho e deixe refogar lentamente até cozer a cebola. Tempere com sal e pimenta.

5. Ao preparado anterior, junte o bacalhau desfiado, mexa bem e acrescente de seguida as batatas fritas. No final, junte os ovos e mexa bem de modo a envolver todos os ingredientes. Retire do fogão logo que os ovos estiverem cozidos.

6. Coloque numa travessa, tempere com salsa picada e coloque azeitonas pretas. Sirva de imediato.

7. Acompanhe com uma salada.

 

bacalhau à brás 1.jpg

Bom Apetite!

AS MELHORES BOLAS DE BERLIM DO MUNDO

zé natário viana.jpg

Podem pensar que estou a exagerar mas experimentem ir a Viana do Castelo à Pastelaria Cafetaria Natário e provem as famosas Bolas de Berlim... Hum... É de comer e chorar por mais!

 

Já comi muitas Bolas de Berlim nesta minha vidinha, mas como estas jamais encontrei igual! Por isso, se forem até Viana do Castelo procurem a pastelaria que fica bem perto da Praça da República, chegando à Praça, qualquer pessoa vos indicará a localização exacta. O espaço é bem pequenino, sobretudo se fôr consumir no local (as mesas são tão pequeninas que cada vez que lá vou até parece que estou num café de Paris) e o atendimento, diga-se de passagem, podia ser melhorado... Acho que um pouco de simpatia não fazia mal a ninguém. De qualquer forma, não posso deixar de reconhecer que é aqui que se comem as melhores Bolas de Berlim!

 

Se conhece este local, diga-me o que achou... Se não conhece, vá até lá e partilhe aqui a sua opinião!

 

Localização

Pastelaria Confeitaria Manuel Natário

Rua Manuel Espregueira 37

4900 - 318 Viana do Castelo

Portugal

NÃO SE ESQUEÇA...

image.jpeg

10 ANOS A CRESCER

image.jpegFaz hoje exactamente dez anos que comecei a trabalhar como enfermeira, em Lisboa...

Mas mais parece que foi ontem!

A PRINCESINHA DO LIMA

image.jpeg

Tenho falado de muitos lugares maravilhosos que fomos conhecendo, mas sinto que estou em falta com a minha cidade... A cidade mais bela de Portugal: a lindíssima cidade de Viana do Castelo!

 

Localizada entre o mar e o rio Lima, mesmo por baixo das montanhas do famoso Monte de Santa Luzia, a cidade é conhecida pela Princesa do Lima. Um lugar pequenino mas cheio de encanto, cheios de história e tradições, porque Viana é tudo isto e muito mais... VIANA É simplesmente AMOR!

IMG_2501.JPGIMG_1938.JPG

E para quem não conhece a cidade, aqui ficam alguns dos lugares mais emblemáticos...

 

 

A PRAÇA DA REPÚBLICA

A famosa "sala de visitas" da cidade. Aqui encontramos alguns dos monumentos mais emblemáticos da cidade.

Se olharmos para a primeira fotografia (logo abaixo) vemos o Chafariz (mesmo no centro da Praça), o Antigo Paços do Concelho (à esquerda do Chafariz) e o Edifício da Misericórdia (ao fundo, mesmo por trás do Chafariz). No sentido oposto (olhando para a terceira fotografia) temos a polémica escultura, inaugurada a dia 1 de Janeiro de 2009, criada para homenagear o navegador vianense Caramuru; e logo atrás, num edifício amarelo, temos o Famoso Museu do Traje.

IMG_1942.JPG

IMG_1980.JPGimage.jpeg

 

A MARINA

Situa-se nas margens do Rio Lima, mesmo ao lado da famosa Ponte Eiffel construída em 1878. O local perfeito para fazer umas caminhadas à beira do rio. 

image.jpeg

IMG_1937.JPGIMG_2507.JPGIMG_2502.JPG

 

O FUNICULAR DE SANTA LUZIA

É o funicular mais extenso do país, com um percurso de 650 metros. Foi inaugurado no dia 2 de Junho de 1923 com o objectivo de facilitar o acesso entre a cidade e o cimo do Monte de Santa Luzia. 

O seu funcionamento é bastante curioso: funciona a contrapeso, que é o mesmo que dizer que a carruagem que desce faz subir a outra, e ambas se cruzam a meio do percurso. Uma viagem que nos faz viajar no passado e que nos leva a um dos lugares mais belos do mundo...

image.jpeg

 

DSC06091.JPG

DSC06093.JPGimage.jpeg

DSC06097.JPG

 

O MONTE DE SANTA LUZIA

O "cartão de visita da cidade"... Quem é que nunca viu este monumento num postal? Um espaço único que não passa ao lado de quem visita Viana do Castelo. 

Aqui encontra-se a Basília de Santa Luzia, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, uma réplica do famoso "Sacre Coeur" de Paris. Entre e aprecie toda a sua beleza e não deixe de subir ao cima para ter acesso a um dos melhores miradouros do mundo... O miradouro de Santa Luzia foi considerado o 3º melhor panorama do Mundo, pela National Geographic Magazine (em 1927), pois daqui é possível ter uma vista única que concilia a cidade, o rio Lima, o mar e todo o complexo montanhoso que envolve a Basílica.

O local perfeito para desfrutar de um pôr-do-sol único!

DSC06108.JPGIMG_2047.JPG

DSC06110.JPG

DSC06111.JPG

 

O NAVIO-HOSPITAL GIL EANES

Construído em 1955, em Viana do Castelo, o navio apoiou durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que se encontrava na Terra Nova e na Gronelândia, mais tarde foi convertido em Museu, tornando-se actualmente numa das atrações da cidade. 

image.jpeg

 

A PRAIA NORTE

É a praia da cidade. Repleta por zonas pedonais, circuitos de manutenção, cafés e esplanadas, o local é ideal para quem gosta de apreciar a praia e o mar.

Um local também muito procurado por ser rico em iodo.

IMG_2509.JPG

 

 

Se não conhece Viana programe uma visita e aprecie tudo isto e muito mais...

E não se esqueça que é nesta cidade, que em meados de Agosto, se realiza a maior Romaria de Portugal!

image.jpeg

DSC06070.JPG

Por tudo isto e muito mais, Viana será para sempre a cidade do meu coração!

 

WELCOME

olá outubro.jpg

 

Ora aí está um mês com duas datas muito especiais na minha família... O Aniversário da minha Mamy e o Aniversário da minha irmã mais nova, e, claro, não podia esquecer que Outubro é também o mês do Dia Mundial do Animal e do Halloween!

Para os mais esquecidos é bom relembrar também que é este mês que muda a hora...

Não é que me agrade nada esta mudança, ainda por cima quando sei que, este ano, vou estar a trabalhar nesse dia... Enfim...

Bem-vindo Outubro, espero que venhas cheio de encanto e magia!

Vá lá... Surpreende-me! 

Pág. 2/2