Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

STUTTGART: A CIDADE DOS CARROS E NÃO SÓ!

stuttgart.jpg

Stuttgart é a sexta maior cidade da Alemanha e é a capital do estado de Baden-Württemberg. Situada a sudoeste do país, às margens do rio Neckar, a cidade fica entre uma série de colinas (muitas delas vinhas) e vales, um lugar verdadeiramente mágico e agradável.

 

Uma cidade que faz parte do nosso coração e que nós visitámos com alguma frequência, pois é lá que trabalha o meu pai e a minha irmã mais nova. Desde que nos mudámos para Paris, a maior parte das nossas férias dividem-se entre Portugal e alguns dias na Alemanha... Uma forma que encontrámos para estarmos todos juntos mais vezes! 

DSC03497.JPG

 

DSC03506.JPG

DSC03512.JPG

DSC03522.JPG

DSC03527.JPG

DSC03528.JPG

Stuttgart é principalmente conhecida pelas indústrias automobilísticas da Porsche e da Mercedes-Benz, daí que muitas pessoas a chamam da cidade do "berço automóvel".

 

E contrariamente ao que muita gente possa pensar (eu própria falo contra mim), as pessoas são bastante acolhedoras e simpáticas. O alemão é a língua oficial da Alemanha, mas facilmente se encontra alguém que fale inglês.

 

A nível de transportes públicos, existe um sistema de transportes bastante prático e funcional: autocarros, eléctricos e metros. Tenha em atenção na hora de comprar o bilhete pois existem tickets que podem ser mais benéficos... Desde a "Tageskarte" que é o ticket de 1 dia (para qualquer um dos transportes), passando pelo "Group Day Ticket", que pode ser usado até 5 pessoas (durante 1 dia, em toda a rede de transportes públicos), as ofertas são muitas. 

 

Uma cidade muito organizada, limpa e segura!

DSC03246.JPG

 

 

LOCAIS A NÃO PERDER

Königstraße

Esta é a principal rua de comércio, aqui o moderno mistura-se com o antigo. O local ideal para quem pretende desfrutar de uma esplanada e fazer umas compras.

DSC03292.JPGDSC03307.JPGDSC03296.JPGDSC03338.JPGDSC03319.JPG

 

Estação Hauptbahnhof

É a principal estação de comboios, que fica no fim da Königstraße. Sobre a torre da estação poderá ver o símbolo da Mercedes-Benz. Faça uma visita pelo seu interior, não se vai arrepender!

DSC03291.JPG

DSC03277.JPGDSC03280.JPG

 

Schlossplatz 

É a maior praça no centro da cidade de Stuttgart. Aqui situa-se o Neues Schloss (Novo Castelo), construído no século XVII, e o Altes Schloss (Velho Castelo), construído no século XV, bem como jardins verdejantes, cafés com esplanadas, e o famoso coreto!

DSC03316.JPG

coreto.jpg

DSC03320.JPG

DSC03322.JPG

 

Stuttgarter Ballet

Um prédio imponente em "vidro" onde se apresenta um dos ballets mais famosos do mundo.

DSC03328.JPG

 

Ópera Stuttgart

A cidade possui uma companhia de ópera, a Staatsoper Stuttgart, que tem sede no Teatro Estatal de Stuttgart (Staatstheater Stuttgart), um prédio construído entre 1909 e 1912. As imagens falam por si...

Opera Haus.jpg

 

Fernsehturm

Foi a primeira torre de televisão do mundo a ser construída, sendo um dos locais mais procurados.

Nós visitámos a torre em 2007 e subimos até ao cimo, a vista era realmente fantástica! Hoje em dia o acesso encontra-se interdito por razões de segurança.

Alemanha 2007 078.jpgAlemanha 2007 092.jpgAlemanha 2007 084.jpg

Alemanha 2007 088.jpg

 

Museu Mercedes- Benz

O museu mais visitado de Stuttgart encontra-se a leste da cidade, em Obertürkheim, mesmo ao lado do estádio de futebol (Estádio Gottlieb-Daimler). Um edifício moderno que expõe a história automobilística da Mercedes, desde os primeiros modelos até aos mais actuais. 

Para facilitar a visita, o museu disponibiliza audioguias, e para quem gosta de carros de corrida, no andar onde estes estão expostos, existe um simulador de corrida que poderá experimentar.

O museu é enorme, no mínimo, precisará de 3 horas para o visitar! Nós fomos em 2007 e, na altura, pagámos 8 € por pessoa, valeu bem a pena.

Para mais informações não deixe de aceder ao site.

museu mercedes.jpg

Alemanha 2007 226.jpg

Alemanha 2007 237.jpg

Alemanha 2007 239.jpg

Alemanha 2007 266.jpg

Alemanha 2007 276.jpg

 

Porsche Museum

Tal como a Mercedes, a Porsche possui um museu dentro das mesmas linhas... Ainda não o visitámos, mas qualquer dia iremos até lá! 

O museu encontra-se na Porschestraße 1, em Zuffenhausen, e foi inaugurado em 2008.

Para quem estiver interessado em obter mais informações vá até ao site

museu porsche.jpg

 

 

OUTROS ASSUNTOS NÃO MENOS IMPORTANTES...

 

Onde Comer

Quando pensámos na gastronomia alemã, facilmente vem-nos à ideia as famosas salsichas de diferentes sabores e tamanhos... Nós pessoalmente adorámos, mas experimente ir a um restaurante típico da região para apreciar a verdadeira cozinha típica alemã, vai ficar agradavelmente surpreendido!

Nesta Páscoa fomos ao Weinstube Cafe Löwen, um restaurante bem típico da região que eu aconselho! Não me perguntem o nome dos pratos que comemos porque para mim estavam todos escritos em "chinês"(lol), mas posso confirmar que o local é expectacular e a comida é ainda melhor!

DSC03532.JPGDSC03372.JPG

prato alemão 2.jpg

prato alemão 3.jpg

prato alemão.jpg

prato alemão1.jpg

DSC03382.JPG

 

Bares

Se pensa que Stuttgart não tem "noite", engane-se porque a quantidade de bares onde pode ir para apreciar uma música e "beber um copo" é considerável. Nós pessoalmente gostámos muito de ir ao Sausalitos, um bar onde vai encontrar uma grande variedade de cocktails que vai querer experimentar! 

DSC03464.JPGDSC03444.JPG

DSC03405.JPG

DSC03414.JPG

DSC03424.JPG

 

Decorações da Páscoa

Aqui existe a tradição de enfeitar as casas na época da Páscoa... Impossível não fotografar! 

DSC03492.JPG

DSC03493.JPG

DSC03494.JPGDSC03495.JPG

DSC03550.JPG

 

Festas Anuais

São vários os eventos que acontecem ao longo do ano, mas existem 3 que são especiais:

 

    - Wolksfest, a festa da cerveja, que normalmente se festeja no mês de Abril;

DSC01893.JPG

    - Weinfest, a mega festa do vinho, não fosse a região grande produtora de vinhos como o Riesling e o Trollinger. Decorre em Setembro;

DSC00653.JPG

    - e a Weihnachtsmarket, o mercado de Natal, onde a cidade fica ainda mais bela, bem semelhante ao que acontece aqui em Paris. Escusado será dizer, que o mês em que esta acontece...

DSC03805.JPG

Não acha que existem mais que motivos para conhecer esta cidade? 

 

6 comentários

Comentar post