Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

RER - UMA OPÇÃO PARA CONHECER PARIS

O RER é o comboio da região parisiense (Île de France), a sigla RER significa Réseau Express Régional  (rede expressa regional).

 

Considero que seja uma opção prática, rápida e económica, para quem quer conhecer mais um pouco de Paris.

 

Existem 5 linhas, identificadas  pelas letras – A, B, C, D e E, e cada uma tem uma cor diferente. A linha A é vermelha, a B é azul, a C  é amarela, a D é verde, e a E é lilás.  

 

Existem comboios que são mais rápidos que outros, ou seja, há uns que param em todas as estações até o destino final, há outros que não param em todas estações e ainda há aqueles que saem de Paris e vão diretos.

 

Em algumas estações, dentro da cidade de Paris, as linhas de metro cruzam com as linhas de RER, aqui deve ficar ainda mais atento nas indicações para não se enganar se tiver que trocar de linha. Além disso, em alguns casos, como é o caso da linha A  (que nos leva a Disney Paris e ao outlet Marne la Valley) existe uma bifurcação na linha do comboio, verifique sempre a direção nos painéis antes de subir no vagão, para não ir parar numa estação que não deseja.

 

Os bilhetes (ticket) podem ser comprados nas estações de comboio e de metro e até mesmo em quiosques.

 

O site da companhia encarregada dos transportes de Paris oferece mapas importantíssimos, não só do mapa do RER como também do metro e das linhas de autocarro. Não deixe de visitar: http://www.ratp.fr/