Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

PORQUE RAZÃO A GRAVIDEZ É CONTADA EM SEMANAS

image.jpeg

Assim que sabemos que estamos grávidas e começamos as consultas de Ginecologia passamos a ouvir a contagem da gravidez feita em semanas e não em meses. Mas afinal, porque razão a gravidez é contada em semanas?

 

Todas as pessoas começam a perguntar de quantos meses se está... E é aí que tudo começa a fazer um bocadinho de confusão… Hum, 14 semanas quantos meses são?! E não interessa tentar responder que se está com "x" semanas, porque vão sempre perguntar "e isso equivale a quantos meses?"

 

Na realidade, existe uma norma internacional para que os profissionais de saúde possam datar a gestação com o mesmo critério. Como há meses que tem 28 dias e outros 31 dias, o modo mais fiável é contar as semanas. Além disso, nas primeiras semanas de gestação existem tantas alterações que ocorrem rapidamente no organismo da mulher e do bebé, que um mês seria muito tempo para avaliar com precisão todas essas mudanças, e muitas informações importantes seriam perdidas, bem como o melhor período para realizar os exames habituais ( ecografias e análises ao sangue).

image.jpeg

 

Um dado muito importante é que a gestação começa a ser contada antes de engravidar, ou seja, conta-se sempre a partir do primeiro dia da última menstruação. Este critério foi adotado porque é impossível saber os dias da ovulação e fecundação, uma vez que cada mulher reage de forma diferente. Para quem desconhece a data da última menstruação, a ecografia feita no final do primeiro trimestre de gestação (entre a 10ª e 13ª semanas) consegue estimar o início da gestação de acordo com o desenvolvimento do bebê, pois nessa fase os bebés desenvolvem-se de forma semelhante. 

 

Desta forma, quando se começa a contar a gravidez a partir do primeiro dia da última menstruação, esta dura cerca de 40 semanas. Contudo, se se contar a partir do dia da fecundação, a gravidez durará 38 semanas,uma vez que a concepção acontece, em média, 2 semanas após o primeiro dia da menstruação. 

 

Para ser mais fácil converter a gravidez em semanas para meses, nada mais simples que consultar a tabela abaixo.

image.jpeg

Agora sempre que alguém falar que tem "X semanas", já vai poder saber qual é o mês da gravidez!