Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

PORQUE COMEMOS BACALHAU NA CEIA DE NATAL?

bacalhau.jpg

Na Ceia de Natal manda a tradição portuguesa que se coma bacalhau com batatas e couves cozidas, regado com um bom azeite extra-virgem.

 

Algumas famílias optam por cozinhar o bacalhau de outras formas ou então optam pelo polvo ou perú assado... Mas não há tradição mais portuguesa que comer bacalhau cozido na noite do dia 24 de Dezembro (noite de consoada).

 

A tradição do bacalhau no Natal, surgiu na Idade Média, com o calendário cristão, onde as pessoas faziam jejum, na altura das principais festas católicas: o Natal e a Páscoa. Como não se podia comer carne nestas alturas, e o bacalhau era o peixe mais barato, começou por se comer bacalhau. A carne estava apenas reservada para o almoço de Natal, no dia 25 de Dezembro.

 

Com o tempo, o jejum na altura do Natal foi desaparecendo, mas a tradição de comer bacalhau persiste até aos dias de hoje...  

 

Na minha casa é sagrado: Ceia de Natal é sinónimo de Bacalhau!

morue 1.jpg

 

 

Curiosidade...

Sabia que o "Bacalhau" não é um peixe mas sim um método de conservação do peixe no sal? Existem 5 espécies de peixe marinho que são pescadas (Cod Gadus Morhua, Cod Macrocéfalo, Ling, Saythe e Zarbo) e, depois de passarem pelos processos de salgação e secagem, são classificados como bacalhau.

2 comentários

Comentar post