Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

"PÁSCOA À LA FRANÇAISE"

pascoa a la française.gif

A Páscoa é uma das datas mais celebradas em muitos países, e embora existam elementos comuns, cada um possui as suas próprias tradições. Aqui, por exemplo, o feriado é na segunda-feira (o chamado, lundi de Pâques) e as comemorações que celebram a ressureição de Jesus Cristo nada têem a ver com as comemoradas em Portugal.

 

Existe uma lenda que é contada às crianças na altura da Páscoa: a lenda dos sinos voadores (em francês, les cloches de Pâques). Diz a lenda, que de quinta-feira a sábado durante a Páscoa, os sinos que sempre tocavam para atrair as pessoas à missa, silenciavam-se em sinal de luto, e partiam em direção a Roma para serem abençoados. Esses sinos, voltavam no dia de Páscoa, tocando para celebrar a ressureição de Cristo, e deixavam cair ovos, galinhas e coelhos de chocolate por toda a cidade para as crianças. Facilmente se compreende porque é que o sino é um dos símbolos mais emblemáticos da Páscoa, aqui em França. 

 

É por isso, que no dia de Páscoa, os adultos escondem chocolates nos jardins para que as crianças saiam com os seus cestinhos à sua procura. E para quem não tem jardim em casa, existem os lugares públicos onde se organizam a caça aos ovos.

frança ovos e páscoa.jpg

2 comentários

Comentar post