Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

O PODER DO SUMO DE MAÇÃ

IMG_7814.JPG

O Gui foi ao Pediatra na sexta-feira para uma consulta de rotina, mas foi o suficiente para sair de lá doente... Quatro horas depois estava ele com febre, mas sem qualquer outro sintoma. Passou o fim-de-semana sem grande apetite, com vómitos, alguma diarreia e uma febre constante que só cedia com o paracetamol a horas regulares...

 

Hoje era dia de eu ir trabalhar, o Gui continuava com 39 graus, era o terceiro dia de febre, o Gui teria que ficar na Ama (mas esta também não aceita bebés/crianças com febre), levei-o às Urgências de Pediatra para ser observado e disseram o que andávamos a suspeitar: provável gastroenterite

 

Falamos do tratamento, mas como o Gui desta vez não está nada receptivo à solução de re-hidratação oral (SRO) a Pediatra falou-me em substituir a solução por sumo de maçã diluída (uma alternativa adequada às soluções eletrolíticas para as crianças com gastroenterite e desidratação ligeira). Confesso que desconhecia esta alternativa, mas fazendo uma pesquisa sobre o tema, o facto deve-se a uma substância adstringente que a maçã tem, chamada pectina, que é mais eficaz quanto mais oxidada está a polpa. Assim, quanto mais escura estiver a maçã, mais eficaz será como antidiarreico, esta “oxidação” da polpa da maçã manifesta-se quando esta entra em contacto com o ar. Os sumos comerciais podem ser mais práticos porque já vêm preparados, mas muitos deles têm uma concentração demasiado alta de açúcares, daí que o melhor será fazer um sumo de maçã feito em casa!

 

Uma excelente dica não acham?! 

 

 

Receita de Sumo de Maçã Caseiro

Ingredientes:

- Duas ou três maçãs

- Açúcar (opcional)

- Água q.b.


Preparação:

1. Lavar as maçãs, descascá-las, tirar-lhes os caroços e cortá-las em quatro.

2. Passar pela liquidificadora.

3. Diluir com água (pode juntar açúcar)

4. Deixar repousar até que adquira uma coloração mais escura (o sumo não fica tão vistoso mas a maçã escurecida está oxidada e, dessa forma, é mais eficaz como antidiarreico. 

2 comentários

Comentar post