Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

O GUI FEZ 8 MESES

O Gui completou, ontem, 8 mesinhos, pois é, mais um mesinho que passou a voar...

 

Continua super-fofo, cheio de energia e muito comilão, e nós continuamos cada vez mais super-apaixonados! 

 

Cheio de energia, o Gui está cada vez mais reguila... Não consegue estar quieto um segundo, não gosta de estar muito tempo no mesmo sítio, e talvez seja isso que o faça estar em boa forma física, caso contrário estaria uma verdadeira "bolinha", tendo em conta o que ele come.

 

Fomos hoje ao Pediatra e ficamos a saber que pesa agora 8.680gr e mede 70 cm. 


Nesta mês, e seguindo as recomendações da sociedade portuguesa de pediatria, começou a comer peixe (na sopa), bolachas (tipo Maria) e pão (sem sal). O peixe foi fácil de introduzir, só nas primeiras duas vezes é que ele estranhou um bocadinho o paladar, já as bolachas e o pão foram um bocadinho mais difíceis de introduzir por se tratarem de alimentos sólidos... Ao fim de umas 6 ou 7 tentativas o Gui começou a gostar de comer bolachas (o que coincidiu com o domingo passado), antes fazia cara feia, simulava o vómito, e tentava cuspir o que tinha na boca. O pão ainda só experimentou duas vezes, por isso ainda não deu para começar a gostar deste alimento.

O que ele continua a gostar mesmo muito é de sopa, tivemos que lhe aumentar a quantidade, para 240 ml (em cada refeição), pois ficava a chorar sempre no final.

 

No que diz respeito à amamentação o padrão de alimentação diurno alterou-se bastante pouco depois dele ter completado 7 meses... De dia já não mama tão frequentemente, é capaz de mamar uma vez a meio da manhã e mais uma ou duas vezes à tarde. Nas noites a rotina pouco se alterou, continua a acordar a cada 2 ou 3 horas para comer. 

 

A novidade deste mês foi o aparecimento dos primeiros dois dentes! A parte boa é que ele fica ainda mais giro e para mastigar os alimentos fica bem mais fácil (se bem que mastigar mesmo só bolachas, porque sopa para já só gosta mesmo dela bem passsada!), a parte má é que ele sofre imenso com isto, sobretudo no final do dia e à noite.


Apesar dos dentes, o Gui continua muito risonho e bem disposto, sempre pronto a desafiar-nos para brincar, continua a não estranhar muito o rosto de quem não é familiar (apenas observa mais e fica mais quieto no colo das outras pessoas). 

 

Os brinquedos continuam a ser óptimos para atirar para o chão, a novidade agora é que agora também os quer apanhar, por isso quando está sentado no baloiço ou na cadeira de alimentação lá está ele a tentar lançar-se ao chão para os ir buscar!

 

Continua fascinado por música, por isso adora que cantem para ele.

 

Mantém-se encantado pelos seus pés, descobriu agora que os pés também têm dedos e adora mexer nos dedos e gosta de observá-los. Outra novidade foi a descoberta da pilinha, sempre que está nu lá vai ele explorar esta parte do corpo. 

 

Já consegue ficar sentado sozinho, começou a rastejar e consegue ficar algum tempo de pé, se estiver apoiado com alguma pessoa. Já procura colocar as mãos para a frente, mas como não suporta o peso acaba por cair para a frente... Vamos lá ver quando começa a gatinhar.

 

Adora tomar banho, ficar nu e "colo em movimento", diria até que é obsecado... E agora aprendeu a atirar-se para trás e a empurrar-nos quando está no colo como que a dizer "mexe-te pois já estamos parados há muito tempo!".

 

E perguntam vocês agora... E o que é que o Gui não gosta?! Não gosta de estar muito tempo sozinho, não suporta que o imitem quando está chateado (começa a chorar compulsivamente), não gosta de se vestir, não gosta que lhe troquem a fralda, não gosta que lhe aplique creme no corpo, não gosta de massagens, não gosta de estar quieto (nem a dormir!), não gosta dos foguetes que se colocam nos bolos (colocamos um foguete para comemorar os 8 meses e começou logo a chorar), não gosta de unhas pintadas com verniz preto (este fim-de-semana a Jess pintou as unhas com uma cor escura e o Gui não suportava olhar para as mãos dela, tinha medo e começava a chorar só de olhar...), não suporta estar com fome, assusta-se com barulhos estranhos ou pessoas a falar alto ou a gritar (nas festas de aniversário chora quase sempre)... E não gosta de adormecer, é sempre uma grande luta para dormir!

 

E é de descoberta em descoberta que vemos o nosso Principezinho crescer... Mais um mesinho que passou, mais aprendizagens que foram adquiridas, mais momentos únicos que ficam na nossa memória para toda a vida! 

IMG_6831.JPG 

6 comentários

Comentar post