Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

O GUI FEZ 11 MESES

E de repente o Gui completou 11 mesinhos no passado sábado... E que crescido está o nosso Principezinho, estes 11 meses passaram mesmo demasiado rápido...

 

Fomos à consulta dos 11 meses na passada quarta-feira, dia em que apanhou as vacinas, e ficamos a saber que pesa agora 9kg650 gr e continua a medir 74cm (este mês não cresceu).

 

As três grandes novidades deste mês foram:

- o aparecimento de mais dois dentes em cima, quando completou 10 meses e meio; 

- o fim da amamentação, bebé 2 biberões de leite artificial por dia, cada um de 210ml, um por volta da 1h e outro por volta das 6h (quando completou 10 meses e meio comecei a introduzir, pela primeira vez, leite artificial e em 2 dias o Gui não quis mais ser amamentado! Falarei deste assunto num próximo post);

- e a primeira otite (uma experiência que espero não voltar a repetir...). 

 

A sua personalidade está agora ainda mais vincada do que quando completou 10 mesinhos, detesta que o contrariem, odeia que lhe troquem a fralda, vestir é outra aventura e adormecer não é nada fácil (pode estar super cansado que faz imensa birra para dormir... É cá uma luta... Eh... Eh... Eh...)

 

Faz cada vez mais birras, e passa o tempo a desafiar-nos para coisas que já sabe que vamos dizer "não"... Está um verdadeiro traquina! 

 

A parte super fofa é que começou a demonstrar carinho, adora encostar a cabeça dele à nossa e lançar um mega sorriso que faz derreter qualquer coração. 

 

Começou a compreender várias palavras e ordens, e a obedecer a coisas simples. Adora ouvir com atenção os adultos a falar e quando estamos ao telemóvel procura estar quieto e atento ao que dizemos (é mesmo giro!).

 

Palra cada vez mais, grita super alto quando está contente e dá gargalhadas contagiantes. O engraçado é que começou a tentar imitar-nos!

 

Adora gatinhar, gatinha super rápido levantando mais a perna direita como que a dar um impulso, adora andar agarrado às coisas ou agarrado aos adultos, adora trepar e tenta subir para os móveis e para o sofá... Tem muito mais equilíbrio e consegue até equilibrar-se sozinho por uns segundos. É louco por comandos de televisão e garrafas, adora o forno e a máquina de lavar, e sempre que tem uma oportunidade procura abrir portas e gavetas... Agora, mais do que nunca, não o podemos deixar sozinho, nem um segundo! 

 

Senta-se sem ajuda e por iniciativa própria e, quando quer um objecto específico, é capaz de apontar com o dedo e emitir um som como se estivesse a fazer um pedido. 

 

Continua a não gostar de dormir, de noite dorme uma média de 8 horas (sem descontar aquele tempo em que acorda para comer) e de dia dorme um total de 2 horas no máximo!


Em relação à alimentação, o panorama não começou a ficar nada agradável... Por volta dos 10 meses e meio começou a ser difícil dar de comer ao Gui... Faz imensas birras e, quase sempre, só aceita a comida se estiver a ver desenhos animados (não sei como ele apreendeu a fazer isto... Vamos lá ver se esta fase acaba rápido!).

 

A parte mais divertida é que ele continua a delirar que dancem com ele, cantem, que falem, que o movimentem no ar, que brinquem, que lhe façam cócegas, que atirem objectos para o ar e que joguem ao "cu-cu" com ele... Momentos de genuína diversão onde nos divertimos imenso os 3! 

 

E apesar das pequenas "dificuldades" que foram surgindo neste mês, nada se compara à felicidade que sentimos por vermos o nosso Principezinho saudável e feliz! 

 

Agora entramos em contagem decrescente para o Primeiro Aniversário... Um dia que promete ser repleto de boas emoções!

IMG_7208.JPG

8 comentários

Comentar post