Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

O GUI FEZ 10 MESES

O Gui fez 10 meses na passada quinta-feira e, como prometido, festejamos mais esse dia.

 

Este mês o Gui apenas engordou 100 gramas, pesa agora 9kg200gr, em contrapartida cresceu 3cm, o que faz com que ele agora tenha 74cm.

 

Poucos dias depois de completar 9 meses, e ainda em Portugal, o Gui teve a sua primeira virose... Fez febre, teve um episódio de vómito, chorava imenso e andou quase 2 dias a comer pouquinho... Felizmente correu tudo bem e ele voltou rapidamente ao seu estado normal... 

 

Este mês começou a gatinhar mesmo a sério (não a rastejar como fazia quando começou), consegue até andar agarrado aos móveis ou ao sofá, começou a ter muito mais equilíbrio e adora que o segurem pelas mãos para que ele possa dar passos grandes, tem cada vez mais energia! Acho que muito em breve estará a andar e a correr!

 

Consegue sentar-se sozinho, brincar sentado, e quando está de pé adora atirar os brinquedos para o chão e agachar-se para o apanhar de seguida (faz imensos agachamentos consecutivos! Eh... Eh... Eh...). 

 

Está cada vez mais atrevido, é capaz de lançar um sorriso a um estranho mas quando este lhe fala ou se aproxima, esconde o rosto cheio de vergonha, e assim que o desconhecido deixa de olhar para ele, ele torna a sorrir para ele, como se estivesse a desafiá-lo.

 

Os brinquedos (e não só) continuam a ser óptimos para atirar ao chão ou para bater com eles numa superfície dura (no chão, numa mesa, num móvel), quanto mais barulho fizerem melhor! 

 

Continua a dizer "chau" com as mãos e a abanar a cabeça para dizer "não" ( agora de uma forma mais intencional), a novidade é que aprendeu agora a bater palmas. 

 

Interage cada vez mais connosco e tenta comunicar palrando, repete imensas vezes "ca-ca" e "pa-pa" e por vezes tenta repetir palavras que lhe dizemos.

 

Continua a adorar que dancem com ele, cantem, que falem, que o movimentem no ar, que brinquem, que lhe façam cócegas, que atirem objectos para o ar e que joguem ao "cu-cu" com ele.

 

O banho passou agora a ser mais complicado, para ele a parte do lavar "era desnecessário", agora está numa fase que só quer brincar na água com os bonecos dele. 

 

Este mês ficou também marcado pelo aparecimento de mais dois dentinhos... É verdade, quase a completar 10 mesinhos começaram a nascer os dois dentinhos de cima, os chamados "incisivos centrais superiores". Escusado será dizer que o sorriso dele agora está ainda mais fofo! 

 

A sua personalidade começa a ficar agora mais vincada, demonstra desagrado quando não gosta de algo, faz birras, grita para chamar a atenção ou quando está zangado, e até com o corpo é capaz de demonstrar que não quer estar ali ou acolá (começa a arquear as costas e a esticar-se todo como que a dizer que não quer). Detesta que o contrariem e fica zangado quando lhe dizemos "não" ou o impedimos que fazer alguma coisa.

 

Algo que ele continua a não ser muito adepto é "dormir", de noite é capaz de dormir umas 7 ou 8 horas (sem descontar aquele tempo em que acorda para comer) e de dia dorme um total de 2 horas no máximo!

 

Em relação à alimentação, o que mudou foi o facto dele voltar a comer o pão e as bolachas sozinho (entre os 8 e 9 meses mês achou que tanto um como outro eram óptimos para atirar para o chão, por isso só comia quando colocávamos na boca pedacinhos pequenos para ele comer). Adora agora pão, basta ver alguém a comer que começa a pedir, e começou a gostar de beber água.

 

Um facto interessante é ter começado agora a interessar-se pela nossa comida, por isso sempre que estamos a comer, aproveitamos para lhe dar alimentos simples para que ele possa experimentar (como massa, arroz, frutas e legumes cozidos).

 

Em relação à amamentação mantém-se: mama uma vez de manhã, e umas 2 ou 3 vezes durante a noite. Vamos lá ver durante quanto tempo vou continuar mais a amamentar, pois agora que comecei a trabalhar, confesso que custa mais um bocadinho.

 

A grande novidade deste mês foi, o Gui começar a ir para a ama, confesso que pensei que ía ser bem pior, mas felizmente tudo tem corrido às mil-maravilhas e o Gui tem-se adaptado muito, muito bem!

 

Como vêem, este mesinho passou a voar mas deixou marcas de desenvolvimento muito importantes para o Gui, é mesmo giro ver tantos progressos em tão pouco tempo... Sabemos que tudo passa demasiado rápido, e é por isso que procuramos aproveitar e desfrutar  de todos estes deliciosos momentos! 💙

IMG_7108.JPG