Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

O DIA DOS VIZINHOS

fêtes des voisins.jpg

O Dia dos Vizinhos nasceu na cidade de Paris, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos criaram uma associação  de amigos - os "Amigos de Paris" (Paris d'amis) - no 17º bairro da cidade francesa, com o objetivo de aproximar as pessoas contra o isolamento.

 

A ideia teve um impacto tão positivo que os parisienses acharam que seria útil alargar a ideia... Assim, um dia por ano, os vizinhos unem-se e fazem uma festa de forma a promover a coesão social, o convívio e a sociabilização entre vizinhos... É a chamada Fêtes des Voisins (em português, Festa dos Vizinhos)!

 

E se o Dia Europeu dos Vizinhos é, normalmente, celebrado na última terça-feira do mês de Maio, aqui a data é celebrada, desde 2010, na última sexta-feira do mês de Maio ou na primeira sexta-feira de Junho.

 

Por isso, se hoje esta data é celebrada em Portugal, aqui é apenas festejada na próxima sexta-feira, dia 29 de Maio... Uma forma de começar bem o fim-de-semana!