Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

INSÓLITO... OU TALVEZ NÃO!

IMG_8564.JPG

Em França existem supermercados low-cost que vendem apenas produtos cuja data de validade está ultrapassada. Sim, é mesmo verdade! A ideia surgiu como forma de combater os centenas de quilos de comida que todos os anos são desperdiçados e podiam ser consumidos.

 

Na realidade, existos uma grande diferença entre "consumir de preferência até..." (em francês, date limite d'utilisation optimale - DLUO) e "consumir até..."( em francês, date limite de consommation - DLC), e muitas pessoas não fazem essa distinção, o que faz com que sigam à risca a data de validade que vem marcada na embalagem sem terem noção que afinal o produto até podia ser consumido.

 

Quando um produto diz “consumir até...” significa que o produto deve ser consumido no maximo até aquela data pois corre o risco de se estragar rapidamente. Esta data está relacionada com a segurança alimentar. De uma forma geral, é utilizada em produtos frescos, como carne embalada, peixe e lacticínios. 

 

Em contrapartida, quando o produto diz “consumir de preferência até…” significa que o produto pode ser consumido depois do prazo indicado, sem risco de intoxicação alimentar. A data indica apenas o prazo que a marca garante a qualidade máxima do seu produto. Normalmente, aplica-se a produtos que podem ser armazenados por muito tempo, como conservas, especiarias, produtos de higiene, entre outros.

 

São estes últimos produtos que a França comercializa pois a lei existe para que os comerciantes possam vender estes produtos. Só para terem uma ideia, os comerciantes afirmam que as latas de conserva podem ser consumidas 5 anos depois da data, as bebidas 2 anos depois, as bolachas e os chocolates 3 anos depois! Dizem eles que não existe nenhum perigo para a saúde, apenas poderá haver uma alteração na qualidade nutricional e gustativa! Uma  alternativa para quem quer poupar na carteira e, sobretudo, ajuda a evitar o desperdício e poupa o ambiente.

 

Pessoalmente, nunca fui a nenhum supermercado destes, e confesso até que me faz uma certa confusão, principalmente quando penso que também são comercializamos produtos para bebés e crianças!

 

Por isso, se vierem até aqui não fiquem espantados se encontrarem uma loja destas!

6 comentários

Comentar post