Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

FRANÇA EM ESTADO DE CATÁSTROFE NATURAL!

Desde ontem que presenciamos, bem pertinho de nós, às várias inundações provocadas pela chuva constante dos últimos dias. Felizmente, nós não fomos atingidos directamente, temos uns amigos que estão alojados aqui por não terem electricidade em casa, mas o cenário que se assiste à nossa volta é verdadeiramente impressionante... Inúmeras pessoas desalojadas, casas inundadas, pessoas que perderam tudo! Uma verdadeira castástrofe para muitas pessoas que de repente viram a sua vida dar uma volta de 180º.

image.jpegimage.jpegimage.jpeg

Há zonas, como é o caso da região do Loiret, mais precisamente em Orleães, na autoestrada A10, que o caso é tão grave que estamos perante as inundações mais severas dos últimos 100 anos. Inúmeros motoristas ficaram bloqueados na autoestrada e foi preciso mobilizar o exército para os evacuar.

image.jpeg

Paris não fica nada "atrás" e, neste momento, encontra-se em estado de alerta laranja, esperando-se um agravamento das condições climatéricas nas próximas horas, devido à subida do nível da água do Rio Sena que já ultrapassou os cinco metros (pensa-se que pode chegar aos 6m). Como precaução, o famoso Museu do Louvre vai fechar amanhã para serem retiradas as obras de arte em exposição.

image.jpeg

As últimas grandes cheias, em Paris foram em 1910, quando as águas do Sena subiram oito metros devido a chuvas torrenciais.

 image.jpeg

Uma situação conhecida das autoridades francessas que ainda em Março deste ano realizaram exercícios de emergência para uma possível inundação catastrófica.

 

Com tantas catástrofes a acontecerem por aqui, é caso para dizer que a França já viveu dias bem melhores!

4 comentários

Comentar post