Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

CURSOS DE FRANCÊS GRATUITOS EM FRANÇA

Não sei se em Portugal também existe, mas na França existem cursos gratuitos para aprender a língua francesa.

 

Ora, esses cursos são uma mais valia para quem acaba de chegar e pretende aprender ou até mesmo aperfeiçoar a língua.

 

Para as pessoas de países que nãopertencem à Comunidade Europeia, a França dá cursos gratuitos, para as que pertencem à Comunidade Europeia existem cursos nas Câmaras Municipais (mairies) a preços convidativos. Também é possível se inscrever, em cursos de francês, através do Centro de Emprego (pôle emploi), sobretudo se o Centro de Emprego achar que é importante para encontrar trabalho.

 

No entanto, nem todas as Câmaras Municipais e Centros de Emprego funcionam da mesma forma, tudo depende um pouco da região, em alguns sítios este processo pode ser moroso.

 

No meu caso foi super simples, tive conhecimento destes cursos através de uma enfermeira portuguesa que já cá estava e já tinha frequentado. Fui directamente ao centro, juntamente com o meu marido, fizemos um teste linguístico e ficamos de imediato inscritos para um ano lectivo (pagamos apenas 23euros). O curso é leccionado várias vezes por semana, quer em horário laboral e pós-laboral e podemos frequentar todas as aulas que quisermos, o que se torna fácil quando se trabalha por turnos.

 

Aqui fica o site para quem pretende informações sobre esses cursos, na Île de France: http://www.reseau-alpha.org/