Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

CARTE VITALE

A partir do momento que se começa a trabalhar é nos pedido, pela entidade patronal, uma série de documentos, entre eles o número de segurança social francês.

 

Para quem está com ideias de emigrar, achei por bem deixar aqui algumas informações para não andarem perdidos como eu andei...

 

Sei bem o que é chegar a um país estranho, sem conhecer ninguém, e termos que nos desenrascar… E eu até tive sorte, porque no hospital haviam várias enfermeiras portuguesas que me ajudaram imenso... A todas as que me ajudaram, e porque elas sabem quem são, um Muito Obrigado!

 

Para fazeres a inscrição tens que te dirigir à Segurança Social (Assurance Maladie - www.ameli.fr/ ). Aqui eles pedem:

 

- o bilhete de identidade (BI) / cartão de cidadão;

- certidão de nascimento;

- comprovativo de morada;                

- e contrato de trabalho ou um recibo de pagamento (fiche de paye).

 

Depois disto, tens que esperar para que eles enviem uma carta para casa a pedirem para confirmares os dados, assinares e junto enviares uma fotografia e a fotocópia do BI. Umas semanas depois recebes em casa o teu cartão da Segurança Social (Carte Vitale).