Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

BOLO REI FRANCÊS

Galette-des-rois.jpg

Galette des Rois é o "Bolo Rei Francês" e, tal como o nosso tradicional Bolo Rei, come-se no dia 6 de Janeiro, para a celebração da Épiphanie (o chamado Dia de Reis, em Portugal) e representa um dos presentes dados a Jesus pelos reis magos. 

 

A receita é bem simples: massa  folhada recheada com frangipane, uma massa à base de amêndoas, ovos, creme e açúcar. Além do recheio outro ponto importante da receita é a fava, que fica escondida no meio da massa. Se bem que a fava propriamente dita não exista desde 1870, ano em que estas foram substituídas por bonequinhos de porcelana.

feves.jpg

A tradição de compartilhar a Galette des Rois é um momento de confraternização em família, onde há um ritual divertido a ser seguido... Segundo a tradição, o bolo deve ser dividido no número exacto de pessoas e aquele que achar a fava” é coroado o Rei da Épiphanie (ou Rainha) e tem direito de ficar com a coroa dourada de papelão que acompanha a galette. No ano seguinte, cabe ao "Rei" (ou Rainha) providenciar a galette.

 

Muitos franceses têm verdadeiras coleções desses bonequinhos, que são guardados como símbolos de boa sorte. Existe ainda um museu, o Musée de Blain, único em França, que possui uma coleção de mais de 20.000 "favas".

 

Por isso, hoje é dia de comer a Galette des Rois... 

 


Curiosidade

Sabia que a expressão francesa "trouver la fève au gâteau" (achar a fava no bolo) significa ter recebido sorte?

 

1 comentário

Comentar post