Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

BOLO DE NOZ E CANELA

IMG_5769.JPG

 

A receita deste bolo é bem especial para nós, é nada mais que um bolo que eu e o meu marido comíamos todos os domingos à tarde num café que frequentávamos quando começamos a namorar. Só para terem uma ideia, para nós não era domingo se ao lanche não houvesse bolo de noz e canela! 

 

O bolo era simples e confeccionado pela proprietária do café. Um dia decidi perguntar à senhora se podia partilhar a receita... Felizmente, não se opôs ao meu pedido e cedeu-ma até gentilmente.

 

Mesmo depois de me ter dado a receita, continuamos a lanchar no café durante muito tempo... O tempo suficiente até eu começar a trabalhar, longe de casa (em Lisboa, como a maioria de vocês sabe) e deixarmos de frequentar o dito café.

 

Fico contente por ter a receita pois continuamos fãs deste bolo. Nesta época do ano sabe deliciosamente tão bem que faço-o com alguma frequência. Para quem gosta do sabor da canela juntamente com o sabor da noz, tenho a certeza que vai ficar rendido ao sabor deste bolo!

 

Hoje sou eu que a partilho aqui com vocês...

 

 

Ingredientes

225 gr de Açúcar

150 gr de Manteiga

6 Ovos

1colher de sopa de Fermento 

3 colheres de sopa de Mel

1 cálice de Brandy

300 gr de Farinha

90 gr de Noz moída

Meia colher de sopa de Canela em pó

 

1. Comece por juntar a manteiga ao açúcar e bata até obter um creme.

2. De seguida, separe as gemas das claras.

3. Ao preparado anterior (manteiga e açúcar), junte agora as gemas, a canela, o mel, o brandy e as nozes. Bata muito bem, com a ajuda de uma varinha mágica.

4. A seguir, junte a farinha com o fermento.

5. Entretanto, bata às claras em castelo.

6. Envolva suavemente as claras à massa, sem bater.

7. Despeje a massa numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha.

8. Leve ao forno pré-aquecido, a 180ºC, durante aproximadamente 25-30 minutos (antes de retirar do forno verifique se o bolo está cozido, picando o bolo com um palito, que deve sair limpo). 

9. Desenforme e deixe arrefecer.

10. Decore a gosto.

 

Uma boa receita para experimentarem fazer este fim-de-semana que se avizinha bem frio, ou quem sabe para a noite de Natal!

2 comentários

Comentar post