Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

BAILE DOS BOMBEIROS

pompier.jpg

Pode até parecer estranho, mas este baile (em francês, Bal des Pompiers) existe mesmo e acontece, hoje, na grande maioria dos quartéis de bombeiros aqui em França!

 

Tudo começou em 1937, em Paris, com a iniciativa de alguns bombeiros da capital que decidiram fazer uma festa na véspera do feriado de 14 de Julho (falarei deste feriado num outro post) para celebrar com as suas famílias esta data. Depressa toda a gente se apercebeu que estas festas eram animadas e divertidas, e os parisienses começaram a invadir os quartéis para beber e dançar com estes... Tornando-se numa Tradição Nacional!

 

Por isso, todos os anos, aos Bombeiros de Paris (e não só) organizam os tradicionais e animados bailes nos quartéis... Música, barraquinhas com bebidas e comida e, claro, muitos bombeiros. Mas atenção, que hoje em dia, nem todas as festas preservam o carácter familiar do começo, em alguns casos, estes chegam a fazer stripteases nos bailes para animar o público.

 

A entrada é quase sempre  gratuita, mas pode-se sempre contribuir com uma doação para as obras da Association pour le Développement des Oeuvres Sociales des Sapeurs-Pompiers de Paris (ADOSSPP), depositando dinheiro nas urnas que são colocadas para essa efeito.

 

Por isso, se está em Paris entre hoje e amanhã (13 e 14 de Julho) saiba que os bailes acontecem nestes dias, das 21h as 04 h da madrugada.  

 

Tenho a certeza que não vai querer perder esta festa!

5 comentários

Comentar post