Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

A MELHOR PRAIA DO ALGARVE

 

Hoje venho falar das nossas mini-férias no Algarve, mais precisamente das praias que conhecemos. Foram apenas 6 dias, mas 6 dias muito intensos, tão intensos que penso que ficámos a conhecer as principais praias no Algarve. 

 

Por incrível que possa parecer, para muitos, foi a primeira vez que fomos até este cantinho de Portugal... Ouvíamos falar das maravilhosas praias de areia branca com águas azuis cristalinas e quentes, do clima quente, da "noite de Vilamoura", das famosas laranjas do Algarve, das Bolas de Berlim na praia, dos extensos campos de golfe, dos diversos parques aquáticos e jardins zoológicos, bem como do Parque Natural da Ria Formosa, famoso pela sua enorme beleza. Tínhamos mais que motivos para ir conhecer este local, sem falar que tratando-se de Portugal, era nossa obrigação conhecer este lugar.

 

Confesso que o nosso objectivo principal foi conhecer as praias, bem como as paisagens envolventes, experimentámos também a gastronomia típica da região e saímos algumas vezes à noite (em Albufeira, Vilamoura e Portimão), mas o que nos motivou ir até lá foram as praias, por isso é nelas que vou-me focar neste post (tendo como linha de orientação o post Vamos para o Alagrve). 

 

 

1. VILA DO BISPO

Foi dos poucos sítios onde não estivemos em nenhuma praia, optámos por visitar a Fortaleza de Sagres (3 euros/pessoa), a qual é conhecida pela sua deslumbrante paisagem. Aconselho uma visita a este lugar único, de preferência ao final do dia, onde terá acesso a uma vista privilegiada para o Oceano Atlântico!

DSC06520.JPG

DSC06523.JPG

DSC06525.JPG

DSC06526.JPG

DSC06532.JPG

DSC06535.JPG

DSC06539.JPG

DSC06545.JPGDSC06556.JPG

DSC06554.JPG

DSC06561.JPG

 

 

2. LAGOS

Em Lagos, optámos por conhecer apenas a Praia da Luz. 

 

Praia da Luz

Fica a 7 km de Lagos na vila da Luz e encontra-se rodeada de diversos complexos turísticos para férias. A praia de areias finas tem um areal não muito extenso. Uma praia frequentada por muitos ingleses.

DSC06477.JPG

DSC06479.JPG

DSC06480.JPG

DSC06482.JPG

DSC06483.JPG

 

 

3. PORTIMÃO

Portimão é a segunda zona do Algarve que nos cativou pelas suas praias. Aqui a maioria das praias estão enquadradas por falésias douradas, com incríveis aglomerados rochosos que se estendem ao longo da praia.

Ficámos a conhecer: a Praia da Rocha, a Praia do Vau, a Prainha e a Praia Três Irmãos.

 

Praia da Rocha

Esta é uma das praias mais famosas do Algarve, senão mesmo de todo o país.

O seu nome deve-se às rochas que se encontram entre o areal e o mar, e é caracterizada pelo seu extenso areal. Para quem aprecia a paisagem, e gosta de caminhar à beira-mar, o local é ideal.

Junto à praia terá acesso facilmente a restaurantes, bares, lojas, bem como a muitos desportos aquáticos à escolha. E apesar do areal ser extenso é raro esta não estar lotada.

Uma praia bastante bonita!

DSC06930.JPG

DSC06932.JPG

DSC06943.JPG

DSC06946.JPG

 

Praia do Vau, Prainha e Três Irmãos

São três praias seguidas separadas por rochas que quando a maré está baixa permite a passagem de umas para as outras, foi exactamente assim que nos as conhecemos. Um passeio a não perder.

As três possuem rochedos que emolduram a areia e o mar, por serem tão parecidas acabei por juntar as fotografias. Três praias igualmente fantásticas!

DSC06381.JPG

DSC06389.JPG

DSC06431.JPG

DSC06455.JPG

DSC06437.JPG

 

 

4. LAGOA

Esta foi a zona do Algarve que nos conquistou pelas suas praias únicas! Um local onde encontrámos paisagens inesperadas e verdadeiramente deslumbrantes, devido às inúmeras arribas que se encontram em permanente mutação pela acção da água do mar e da chuva. 

Nesta zona, estivemos na Praia da Marinha, na Praia do Carvalho, na Praia Vale de Centianes, na Praia do Carvoeiro e na Praia de Benagil.

Ficámos apaixonados pela Praia da Marinha e pela Praia do Carvalho. Na nossa opinião, as duas melhores praias do Algarve que visitámos!

  

Praia da Marinha

Não é por acaso que a Praia da Marinha é uma das 10 praias mais belas da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin.

Situada na Caramujeira, em plena zona costeira do concelho de Lagoa, é conhecida pelas suas belas falésias e pela qualidade da água que permite vislumbrar o fundo marinho. Um cenário de cortar a respiração!

Talvez por se encontrar num local deserto, exista apenas um café no qual os preços praticados assustam um bocadinho (também não é para menos).

Para se ter acesso à praia, existe uma escadaria construída com esse objetivo. É impensável ir ao Algarve e não passar por esta praia!

DSC06696.JPG

DSC06698.JPG

DSC06702.JPGDSC06690.JPG

DSC06704.JPG

DSC06714.JPG

DSC06687.JPG

DSC06723.JPG

  

Praia do Carvalho

O acesso a esta praia é um bocadinho escondido, talvez por isso esta praia seja pouco conhecida por muitos.

Para chegar à praia é preciso um bom mapa ou um bom GPS, caso contrário não a vai encontrar!

Um local paradisíaco que deixa qualquer um "sem palavras".

Para se chegar à praia é preciso passar por um túnel escavado na rocha, onde foram feitas umas escadas. No final do túnel, à esquerda, vai encontrar uma espécie de um "bar" e saindo do túnel, ainda do lado esquerdo encontrará uma gruta que tem acesso a uma praia minúscula. Já na praia, numa das falésias verá esculpidas nas rochas uma escadaria, com aproximadamente 6 metros de altura, onde os mais corajosos podem mergulhar. Tudo isto reunido num lugar pequeno mas realmente mágico!

DSC06817.JPG

DSC06819.JPG

DSC06821.JPG

DSC06830.JPG

DSC06832.JPG

DSC06834.JPG

DSC06842.JPG

DSC06846.JPG

DSC06849.JPG

DSC06872.JPG

DSC06877.JPG

 

Praia do Vale de Centianes

Uma praia pequena cercada por rochas, onde as águas são calmas e cristalinas. No local existe um bar que possuí uma localização privilegiada para quem gosta de apreciar o pôr-do-sol. 

DSC06895.JPG

DSC06897.JPG

DSC06900.JPG

DSC06902.JPG

 

Praia do Carvoeiro

A praia situada numa vila piscatória possui um aglomerado de casas caiadas distribuídas pela encosta, que converge para a praça central situada junto à praia.  Ao longo das falésias é possível ver inúmeros hotéis que oferecem vistas esplêndidas sobre o mar.

A praia não é muito grande, mas não deixa de ter o seu charme.

Foi aqui que fizemos a nossa escurssão de barco pelas grutas. Os preços variam consoante a distância percorrida: Praia Rocha Brava (1 hora = 15 euros), Praia de Benagil (1h:20min = 15 euros) ou Praia da Marinha (1h:40min = 25 euros). Nós optámos por fazer o percursso mais longo e adorámos. Os barquinhos como são pequenos entram em grutas impressionantes. Um passeio verdadeiramente único, que eu recomendo vivamente fazer!  

DSC06590.JPG

DSC06591.JPG

DSC06594.JPG

DSC06615.JPG

DSC06619.JPG

DSC06626.JPG

DSC06632.JPG

DSC06634.JPG

DSC06666.JPG

DSC06684.JPG

 

Praia de Benagil

Uma praia bem conhecida em postais e que parece irreal de tão extraordinária que ela é. O seu acesso foi feito através do passeio que fizemos de barco.

DSC06679.JPG

 

  

5. SILVES

Um dos locais pouco ou nada explorados por nós. Fomos apenas até uma praia...

 

Praia de Armação de Pêra

Esta foi a praia que mais nos desapontou no Algarve, uma praia um pouco suja por beatas de cigarro, onde no areal havia uma mistura de veraneantes, com pescadores, barcos e tractores... Parace impossível mas é mesmo verdade!

DSC06728.JPG

DSC06730.JPG

 

 

6. ALBUFEIRA

Albufeira possui das praias mais acessíveis e limpas. Aqui estivemos na Praia Olhos D'Água e na Praia da Rocha Baixinha.

 

Praia Olhos D'Água

Situada numa povoação piscatória de Olhos de Água, a praia caracteriza-se pelas suas arribas altas, de tons vermelhos, castanhos e brancos, povoada no topo por um bosque de pinheiros, onde se fazem longas e relaxantes caminhadas.

DSC06744.JPG

DSC06748.JPG

DSC06753.JPG

DSC06759.JPG

 

Praia da Rocha Baixinha

Situada entre a Rocha Baixinha Nascente e a Rocha Baixinha Poente, o acesso a esta praia faz-se em terra batida onde existe uma área para estacionamento.

A praia possui um areal extenso.

DSC06766.JPG

DSC06767.JPG

DSC06786.JPG

 

 

7. LOULÉ

Aqui fomos à Praia do Vale de Lobo e visitámos, de passagem, a Praia da Quarteira.

 

Praia do Vale de Lobo

Um dos locais mais "in" do Algarve! É aqui que se situa um dos mais famosos campos de golfe do Algarve.

A praia, rodeada por uma arriba avermelhada, possui um extenso areal de areias douradas (cerca de 2Km) que se liga às praias vizinhas. Uma praia ideal para quem pretende tranquilidade.

À beira-mar, existe uma diversidade de restaurantes e bares cheios de charme.

DSC06960.JPG

DSC06963.JPG

DSC06964.JPG

 

Praia da Quarteira

Praia de areal mais ou menos extenso. Nada de particular a ressaltar.

quarteira (1).JPG

quarteira (2).JPG

  

8. FARO e 9. OLHÃO

Duas das zonas do Algarve onde não fomos a nenhuma praia, por falta de tempo. Tendo em conta o que pesquisámos, lamentamos apenas não ter conhecido algumas praias isoladas de Faro... Se bem que dúvido que fossemos encontrar alguma praia mais bonita que a Praia da Marinha!

 

 

10. TAVIRA

Estivemos uma tarde na Praia do Barril...

 

Praia do Barril

A Praia do Barril encontra-se próxima do pequeno aldeamento turístico Pedras d'El-Rei, em Santa Luzia. A praia era antigamente uma comunidade de pesca de atum, daí que aquelas casinhas que hoje são restaurantes e lojas, eram nada mais nada menos que casas pesqueiras. As âncoras da antiga frota de pesca de atum foram enferrujadas e colocadas nas dunas da praia, sendo conhecidas como o Cemitério das Âncoras, existindo ainda o Museu do Atum em homenagem a essa época.

Uma praia cheia de história que se encontra um bocadinho isolada dado que se situa a meio da ilha de Tavira, a cerca de 1.5 Km da estrada principal. O acesso é feito por um caminho pedonal que atravessa a Ria Formosa, existindo na época balnear um pequeno comboio, que assegura o transporte das pessoas até à praia.

DSC06296.JPG

DSC06298.JPG

DSC06303.JPG

DSC06305.JPG

DSC06321.JPG

DSC06323.JPG

DSC06332.JPG

DSC06334.JPG

DSC06340.JPG

 

 

11. VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Ora aqui está mais uma zona que nos passou completamente ao lado, por falta de tempo....

 

 

12. CASTRO MARIM

A primeira praia que visitámos quando chegámos ao Algarve foi em Castro Marim, a Praia Alagoa Altura. O tempo quando chegámos não estava muito bom, mas mesmo assim deu para apreciar a praia...

 

Praia Alagoa Altura

Integrada na Baía de Monte Gordo fica entre a Praia da Lota e a Praia Verde. 

A praia distingue-se pela boa qualidade das águas e pelo extenso areal. 

DSC06265.JPG

DSC06272.JPG

 

Posto isto, devem estar a perguntar vocês: "E então, a temperatura da água do Algarve?". Pois é, não encontrei água quente em nenhuma praia, o que me decepcionou um bocadinho para o muito... Dizem os entendidos que as temperaturas da água no Algarve não têm estado muito quentes devido às "correntes de água" vindas do Oceano Atlântico... Pode ser que da próxima vez tenhamos mais sorte! De qualquer forma, o balanço foi mais que positivo e se houveram praias pelas quais me apaixonei foram aquelas que me deslumbraram com as suas enormes falésias e formações rochosas únicas, dispersas entre o areal e a água. Não tenho dúvidas que a minha praia de eleição é a charmosa Praia da Marinha!

 

Quer saber ainda mais? Passe no Instagram ("As Nossas Voltas") e tenha acesso a mais fotos e alguns vídeos sobre estes locais!

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2