Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Nossas Voltas

A vida dá muitas voltas, e foi numa dessas voltas, que nos tornamos emigrantes e viemos parar a Paris. Um blog sobre um pouco de mim, um pouco de nós, o dia-a-dia e não só.Simples mas cheio de ternura e dedicação!

ALUGAR CASA EM FRANÇA

Uma das maiores dificuldades para quem quer morar em França, e não tenha um contrato de trabalho, é encontrar alguém disposto a alugar um apartamento ou uma casa. Geralmente, os arrendatários exigem um contrato de trabalho de duração indeterminada (CDI), os últimos recibos do salário, as folhas de IRS, e no caso de se tratar de uma agência exigem que  o salário das duas pessoas (do casal) seja três vezes superior ao aluguer.

 

O principal motivo para exigirem esta documentação é que na França, caso o inquilino não pague a renda não é simples de “expulsar” os inquilinos (principalmente se for no Inverno, por causa do frio, ou se estes tiverem filhos). Com os emigrantes a situação ainda é mais difícil porque os arrendatários têm receio que os inquilinos saiam do país.

 

Por isso, para quem vem à procura de emprego o melhor é ter um plano alternativo já que é quase impossível alugar uma casa. O melhor será:

 

• Procurar emprego na internet. Certas empresas fazem as entrevistas por telefone ou por Skype. Como foi no meu caso, o hospital ofereceu-me alojamento durante 6 meses.

• Residir provisoriamente na casa de familiares ou amigos.

• Ou morar durante algum tempo num aparthotel ou mesmo num parque de campismo.

 

O valor das rendas variam muito com a localização, e quanto mais perto for de Paris mais caro se torna a renda. Em compensação, é muito mais fácil encontrar emprego.

 

Além disso, se a casa for arrendada a partir de uma agência temos que pagar as despesas de agência, que variam de agência para agência, normalmente o equivalente a uma renda.

 

Assim que se aluga uma casa/apartamento temos que ter em conta que temos que pagar os impostos desta.

 

Existem dois tipos de impostos a pagar por ano: o imposto de habitação e o imposto de proprietário. O primeiro é pago pelo inquilino e o segundo pelo proprietário (quem tem casa/apartamento próprios, tem que pagar os dois).

 

Esse imposto depende do município, da localização e da habitação, normalmente não varia muito do valor da renda paga.

 

Aqui ficam os sites mais conhecidos para quem está a procura de casa:

 

 

http://www.century21.fr/

http://www.logic-immo.com/

http://www.laforet.com/

http://www.apartmentparis.fr/

http://www.seloger.com/

http://www.parisattitude.com/

http://www.locservice.fr/

http://www.acheter-louer.fr/

http://www.leboncoin.fr/

http://www.annoncesjaunes.fr/immobilier-location

http://www.annoncesjaunes.fr/